“Norte em ação” no combate à Covid-19

O projeto “Norte em ação – rede de entreajuda para produção de material hospitalar” começou com um pequeno grupo do Facebook para ajudar um Hospital na zona Norte do país. Na sexta-feira, dia 27 de março, o grupo foi criado e rapidamente, o número de seguidores foi crescendo, os pedidos de ajuda multiplicaram-se, chegando aos 6000 membros de todo o país.

Inicialmente, o objetivo principal deste projeto passava por reunir e promover toda a ajuda no norte do país para o fabrico e doação de equipamentos de proteção individual (EPI´S). Daí surgiu a designação do projeto “Norte em ação”, que hoje já ultrapassa as fronteiras da zona em questão. Neste sentido, o grupo tinha a ambição de chegar às empresas do setor têxtil, que se situam maioritariamente na zona norte de Portugal.

Com o crescimento do projeto, aumenta também a procura dos materiais necessários para a produção de equipamentos de proteção individual. A vontade e entreajuda são os alicerces da equipa que comanda a operação no combate à Covid-19. As necessidades foram aumentando, bem como os respetivos pedidos de ajuda, sendo que, atualmente, estes chegam não só de instituições hospitalares, mas também de lares de idosos.

Apesar de o projeto ter apenas uma semana, e de ter como objetivo inicial a produção de EPI`S, neste momento, procura ajudar com outros bens, como por exemplo, bens alimentares, mantas, produtos de higiene e outros produtos de primeira necessidade em geral.

É fundamental a entreajuda de todos os cidadãos portugueses, afirmam os responsáveis pela iniciativa, reforçando que toda a ajuda é bem-vinda, assim como os pedidos de ajuda. Os criadores do grupo convidam, por isso, todos os portugueses a colaborar na iniciativa “Norte em ação – rede de entreajuda para produção de material hospitalar”: “Com a ajuda de todos, venceremos esta batalha”, rematam.

a