Escola Superior de Educação de Viseu recebeu o I Seminário sobre inclusão

No passado dia 10 de março, decorreu no auditório da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), o I Seminário sobre inclusão, intitulado “If you can dream it you can do it”. O seminário contou com a presença do professor Fernando Pereira e da aluna, Isabel Calheiros.

Por Marta Ferreira

Fernando Pereira, ex-estudante da ESEV e atual professor e Isabel Calheiros, estudante de Comunicação Social da ESEV, foram os convidados desta iniciativa, que partiu do Gabinete de Apoio e Promoção à Inclusão (GAPI), organizado pelas professoras Paula Xavier e Sara Felizardo, juntamente com três alunas estagiárias que frequentam o curso de Educação Social desta escola: Cristiana Caetano, Matilde Machado e Sara Maria.

No decorrer da palestra, Fernando Pereira falou das maiores dificuldades que teve de ultrapassar: “Foram as barreiras das pessoas. Academicamente, tive pessoas que tanto me prejudicaram como me fizeram vingar”. O professor disse ainda que, toda a gente com as suas limitações pode chegar longe, se quiser, basta ignorar os obstáculos. “É preciso garra, ganhar coragem e força”, afirmou.

Isabel Calheiros descreveu a sua experiência na ESEV: “Nunca me senti discriminada”. A aluna contou que, nunca se sentiu de parte na escola nem olhada de lado, pelo contrário, sempre se sentiu muito bem inserida neste meio escolar.

A Escola Superior de Educação de Viseu conta com 30 casos de pessoas com necessidades especiais. Segundo o GAPI, devemos de ser fonte de suporte para quem tem alguma dificuldade e conseguir espelhar a sociedade que temos, no ensino superior.