Papa não aceita homens casados para ordenação

Na exortação apostólica “Querida Amazónia”, o Papa Francisco assume ser contra a ordenação de homens casados nas zonas remotas da Amazónia.

Por Marta Fernandes

A carência de padres na Amazónia não vai ser solucionada com a ordenação de homens casados, mas pela presença constante de missionários e diáconos, que podem exercer diversas funções mesmo sendo casados. À exceção dos padres, os diáconos não podem celebrar missas e confessar os fiéis.

A decisão do chefe da Igreja Católica não foi aceite da mesma forma pela população.

José Santos, antigo catequista da paróquia de Mogofores afirma concordar com a ordem do Papa Francisco “se ele abrir uma restrição exclusiva para a Amazónia, no resto do mundo todos irão querer fazer a mesma coisa”. O antigo catequista é a favor da contraordenação de homens casados concluindo que “os padres devem dedicar-se somente a Jesus Cristo”.

Aos olhos de um jovem ateu, a decisão do Papa Francisco, não é a mais acertada: “não considero que essa decisão seja um impedimento para a realização do cargo”.  Diogo Matos, de 22 anos afirma que “não é pelos padres estarem casados que não terão a sua fé, que deixarão de acreditar nas suas crenças e de executar um bom “trabalho””.

As opiniões acerca do tema dividem-se, existindo os que concordam totalmente, os que discordam e os que veem pontos positivos e negativos nesta decisão. Ana Seco, de 53 anos concorda que a evangelização seja realizada por missionários e diáconos que se encontrem permanentemente nestas zonas. Contudo, por outro lado, afirma que “na falta de missionários, sou a favor da ordenação de homens casados, desde que estes continuem com a mesma fé, e façam a evangelização das pessoas das zonas mais remotas, uma vez que isso já seria melhor que nada”.

O Papa Francisco assume que a inexistência de padres em diversos pontos do mundo tem vindo a preocupar a Igreja Católica, dado que esta no futuro se pretende presente. 

Inês Casanova, cristã praticante de 24 anos, admite entender o porquê de o Papa Francisco não planear que pessoas casadas sejam padres:“por tudo o que se fala na bíblia e por toda a história antiga dos padres, do que eles devem ser e da dedicação única que devem ter a Jesus Cristo”.

A jovem conclui que “nos tempos em que vivemos, se o Papa permitisse que os homens casados pudessem fazer o papel de padres iria haver certamente mais gente a querer ocupar esse lugar.”

No documento papal refere-se que “a situação atual exige que estimulemos o aparecimento doutros serviços e carismas femininos que deem resposta às necessidades específicas dos povos amazónicos neste momento histórico”. Até esse momento, a celebração da missa continuará reservada a padres celibatários. 

a