Ciência em férias no Politécnico de Viseu com inscrições abertas

Mostrar como a ciência e a sua aprendizagem podem ser divertidas, através de ações em áreas temáticas muito diversas, resultantes da visita a cada uma das cinco escolas superiores do Politécnico de Viseu, é o objetivo da sexta edição do Ciência em Férias IPV. As inscrições, com limite de participantes, já estão abertas.

O projeto Ciência em Férias IPV 2019 vai decorrer entre os dias 1 e 5 de julho, e destina-se a alunos com idades entre os 12 e os 16 anos, feitos até ao final de 2018. O programa tem um custo total de 40 euros, que inclui os almoços, uma deslocação a Lamego e o acesso e participação em todas ações propostas sem custos extra. As inscrições, que decorrem até às 17 horas do dia 18 de junho, são aceites por ordem de registo, até um número máximo de 70 participantes. Mais informações em http://www.ipv.pt/cf2019.htm

Desde 2013, o Politécnico de Viseu organiza para os estudantes dos ensinos básico e secundário, o Ciência em Férias, uma iniciativa de caráter científico, tecnológico, educativo e cultural, que procura, de um modo lúdico, permitir aos potenciais candidatos ao ensino superior a descoberta de áreas formativas que podem indicar opções, preferências e aptidões para as futuras escolhas de percurso académico. Até ao momento já participaram no evento 700 jovens.

O Ciência em Férias IPV 2019 vai decorrer durante cinco dias consecutivos, a ter lugar cada um em cada uma das cinco escolas superiores do IPV, de modo a permitir que os participantes tenham acesso a diferentes áreas do saber e, com muita diversão, contactem novas formas de conhecimento e ainda que se fomente o desenvolvimento de espírito de grupo, trabalho em equipa e sociabilização.

O percurso diário por cada uma das escolas do IPV está organizado do seguinte modo: Escola Superior de Educação de Viseu, segunda-feira; Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, terça-feira; Escola Superior de Saúde de Viseu, quarta-feira; Escola Superior Agrária de Viseu, quinta-feira; e, no último dia, sexta-feira, a deslocação será à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, antes do regresso a Viseu para a sessão de encerramento.

Um mundo de atividades…

Os participantes do Ciência em Férias IPV 2019 vão aprender, de forma divertida, com as atividades a realizar em cada uma das escolas, as quais abrangem áreas e temáticas diversificadas. Algumas dessas propostas são: Atelier de organização de eventos; London and its monuments / Madrid y sus monumentos / Paris et ses monuments; Vídeo para animação (edição de uma narrativa videográfica de animação); Teatro e improvisação; Atividade de desporto; Os rios atravessados pelo Homem até ao mar | Maquetes de Montanha – Monte Santa Luzia | Do projeto ao objeto | Eletrónica para todos | Ciências Físicas em Férias | Simulação industrial com LEGO e o software Anylogic | Videojogos e Entretenimento, Desenvolvimento de Jogos no curso de TDM | Jogos de Orientação / Labirinto do saber; Ateliês de Saúde: Dramatização – Mitos sobre a Pessoa Idosa; Suporte básico de vida; Saúde oral, Alimentação saudável, Infeção hospitalar – Higienização das mãos, Educação para a cidadania – Jogo de emoções; Agricultura biológica na estufa | Passeio na Lagoa das Garças | Convívio canino | Os alimentos no laboratório | Parque Zootécnico | Jogos na Floresta. No último dia do programa, a decorrer na Escola Superior de Tecnologia de Gestão de Lamego, está agendada uma viagem à “Cidade dos Remédios”, que proporcionará uma visita ao Parque Biológico da Serra das Meadas.

Entrega de certificados

A sessão de encerramento acontecerá na Aula Magna do IPV, 5 de julho, pelas 18h, e para lá da entrega dos certificados de participação e ofertas institucionais, conta com um momento cultural, seguido de um lanche convívio entre os participantes.

INFORMAÇÕES GERAIS

O projeto Ciência em Férias IPV 2019 destina-se a participantes com idades entre os 12 e os 16 anos, feitos até ao final de 2018 (nascidos entre 2002 e 2006).

O evento tem um custo associado de 40€ por participante (isento de IVA, ao abrigo do artigo 9 do CIVA), decorre entre os dias 1 e 5 de julho e destina-se a participantes com idades entre os 12 e os 16 anos, feitos até ao final de 2018 (nascidos entre 2002 e 2006).