COVID-19: Viseu lança Linha Municipal de Emergência Social

“VISEU AJUDA” funciona através do número gratuito 800 210 098, todos os dias, entre as 9h00 e as 20h00. Disponível também o e-mail viseuajuda@cmviseu.pt. Auxiliar na resposta a bens e serviços básicos e urgentes, ao domicílio, é o principal objetivo do Município

O Município de Viseu tem em funcionamento a partir de hoje, 23 de março, a Linha Municipal de Emergência Social “VISEU AJUDA”, um serviço de apoio disponibilizado durante o período crítico da pandemia de Coronavírus (COVID-19).

A medida destina-se exclusivamente e a pessoas e famílias residentes no concelho, carenciadas, em isolamento, mobilidade reduzida ou outra situação de emergência social, que necessitem de uma resposta imediata para um conjunto de bens e serviços básicos, urgentes e inadiáveis.

Este serviço de apoio social estará em funcionamento sete dias por semana, de segunda-feira a domingo, entre as 9 e as 20 horas, sendo acessível por telefone – através do número gratuito 800 210 098 – ou pelo email viseuajuda@cmviseu.pt.

O VISEU AJUDA recebe e encaminha, através da rede social concelhia, pedidos urgentes para resposta aos seguintes 4 serviços: fornecimento/entrega de refeições a pessoas carenciadas ou em situação de quarentena; aquisição e/ou transporte de medicamentos (não inclui o pagamento dos mesmos, com exceção de situações de carência comprovada); aquisição e/ou transporte de bens de supermercado (não inclui o pagamento dos mesmos, com exceção de situações de carência comprovada); e pequenas reparações domésticas urgentes (que ponham em causa a habitabilidade da casa) destinadas a famílias carenciadas e idosos com dever especial de proteção (a partir dos 70 anos, nos termos do decreto-lei que regula a execução do Estado de Emergência).

“Com esta Linha pretendemos agilizar e garantir respostas sociais urgentes ao domicílio, que não as correntes prestadas pela Segurança Social e pela Ação Social do Município, facilitando o acesso de pessoas e famílias em situação de emergência às respostas da rede social concelhia e articulando os serviços das diferentes entidades”, explica o presidente da Câmara Municipal, António Almeida Henriques.

“Contamos com toda a rede social concelhia, com as nossas freguesias e também com uma bolsa de empresas e munícipes voluntários, apelando especialmente às IPSS de base local que mantenham a sua atividade, reorientando os seus meios para as repostas sociais mais urgentes”, reforça o presidente da Câmara Municipal.

Este serviço de apoio social conta com uma vasta equipa de colaboradores e serviços do Município de Viseu e assenta numa cooperação ativa com a Segurança Social, IPSS, Freguesias e tecido associativo local, por forma a garantir a operacionalidade de todo o serviço.

a