Esev Marca-te terminou ontem

O evento organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu, denominado “Esev Marca-te”, terminou ontem, dia 6 de Dezembro. Ao longo de quatro dias estiveram presentes antigos alunos dos vários cursos que a escola dispõe para partilhar os seus testemunhos após terem terminado as suas licenciaturas.

O dia de ontem contou com a presença de Roger Bento, antigo aluno de Animação Cultural, que atualmente trabalha como colaborador da APPACDM de Viseu. Roger destacou a importância que a ESEV teve na sua vida. “Identifiquei-me muito com a escola, com o curso e escolhi a ESEV por isso mesmo. E abriu-me muitas portas para que pudesse trabalhar em áreas distintas” acrescentou.

No período da tarde, estiveram presentes os antigos alunos de Comunicação Social, João Paiva e Diogo Pereira. João Paiva atualmente jornalista desportivo na TVI, partilhou o seu percurso até alcançar um lugar num dos principais canais de comunicação.

Para os jovens aspirantes a jornalistas, deixou algumas dicas como a importância dos contactos, uma das “armas do jornalista”, a par com a insistência em alcançar os objetivos. Recordou também o seu percurso académico e partilhou momentos que o fizeram crescer enquanto pessoa e posteriormente como profissional.

João Paiva destacou a importância que o estágio que realizou no final do curso teve no ingresso no mundo do trabalho e na oportunidade de trabalhar num dos mais conhecidos canais de televisão. “O estágio é muito importante, é uma porta que vocês têm para o mundo do trabalho”, adiantou.

O antigo estudante de Comunicação Social, recordou ainda o espírito académico da cidade de Viseu e os bons momentos que viveu.

Outro dos oradores do último dia do evento foi Diogo Pereira, também antigo aluno do curso de Comunicação Social. A intervenção do jornalista da Rádio Jornal Centro abordou o tema da precariedade na área do Jornalismo. “O Jornalismo é uma área precária”, afirmou o antigo estudante de Comunicação Social, alertando os atuais alunas para as dificuldades que existem na área, bem como para as empresas onde realizam os estágios.

Diogo Pereira afirmou que o jornalismo se tem sabido adaptar para não se deixar morrer e exemplificou com o caso da rádio e o uso de vídeos para permitir ao público ouvir e ver o que acontece dentro da estação. Isto faz com que “o jornalista seja polivalente e tenha de adaptar-se a todas as mudanças”, realçou.

Tal como o anterior orador, Diogo aconselhou os atuais alunos e futuros jornalistas e desmistificou o facto de a maioria dos jovens acreditar que os melhores cursos e professores estão apenas nos grandes meios urbanos. “Começar num meio pequeno é uma maior valência, já que permite aprender mais rápido, adquirir mais facilmente bases que numa grande cidade”, sublinhou Diogo Pereira.

O jornalista radiofónico finalizou relembrando que “o jornalismo não é só dar a conhecer ao público acontecimentos. O Jornalismo é um ramo complicado, que requer muitas horas de trabalho, muito esforço e dedicação mas que, no fim vale a pena”.

O evento encerrou com um jantar de convívio entre a comunidade estudantil da escola.

Texto: Ana Margarida Rodrigues