Funchal com independência financeira a atingir os 80%

Segundo o anuário financeiro dos municípios portugueses de 2017, a tabela referente à independência financeira, e considerando os municípios da Região Autónoma da Madeira o Funchal apresenta a maior percentagem de receitas próprias, com cerca de 78%. Já São Vicente ocupa o último lugar com apenas 16,4%. 

Analisando os dados, percebemos que Funchal foi mantendo um valor consistente desde 2006, com tendência a aumentar. Já o município de São Vicente, teve uma pequena variação na percentagem das receitas próprias, oscilando entre os 5,6% e os 19%.

Outro município de média dimensão que se destaca, ocupando o segundo lugar da tabela, é Santa Cruz, com o maior valor de crescimento de 28%, tendo em 2006 uma independência financeira de 38,9% que foi evoluindo para os 66,6% em 2017.

Se olharmos para a dimensão de cada município e associarmos à percentagem de receitas, podemos reparar que municípios de pequena dimensão conseguem atingir valores superiores a municípios de média dimensão face à sua independência financeira. Vejamos dois casos concretos: o caso do município de Machico (média dimensão) apresenta um valor em 2017 de 34,9%, ficando abaixo de três municípios de pequena dimensão – Porto Santo, Ponta do Sol e Calheta, com valores entre os 55,2% e os 36,9%.

Já o município de Câmara de Lobos, de média dimensão, fica nas últimas três posições da tabela, com apenas 23,7% de independência financeira, tendo à sua frente Ribeira Brava e Porto Moniz, com 34,2% e 29,4% respetivamente, ambos municípios de pequena dimensão.

 

Texto: Joanne Batista

Imagem: Freeimages.com/rpc silva

a