Marchas populares encheram Mangualde de cor e animação

Na passada noite de domingo, 17 de junho, o centro da cidade de Mangualde, encheu-se, mais uma vez, de cor, música e muita animação com as tradicionais Marchas Populares.

 As coreografias que assinalaram esta época de Santos Populares foram protagonizadas pelas Marchas da União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, Marchas Populares de Alcafache, Marchas S. Pedro entre os Santos Populares/Espinho, Marchas Populares de Quintela de Azurara, Marchas da Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha, Marchas Populares Mesquitela / Mourilhe e Marchas da Associação Mangualde Azurara.

O Município de Mangualde, numa logica de igualdade de oportunidades para todas as marchas participantes, atribuiu o montante monetário igual para todos. O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, destacou o esforço, dedicação, empenho, alegria, a camaradagem e o colorido que todos os participantes imprimiram numa noite de quente com um calor humano intenso.

A aposta do Município de Mangualde, no conforto de quem quis assistir, fez com que mais de 2500 pessoas assistissem sem arredar pé, a todas as marchas participantes.

Conforme foi decidido em reunião com todos os representantes das marchas, as próximas marchas de 2019, iniciarão com som ambiente da marcha vencedora da edição de 2018. No somatório de todas as categorias, foi a Marcha de Alcafache que mais distinções obteve, consagrando-se assim a marcha vencedora 2018.

As marchas participantes de acordo com o regulamento, foram avaliadas por um júri em diversas categorias. Assim o destaque foi para as coreografias das marchas de  Alcafache e Quintela de Azurara; para a música de Quintela de Azurara; letra de Alcafache; traje de Alcafache e Abrunhosa-a-Velha; e cenografia das marchas de Quintela de Azurara, Associação Mangualde Azurara (AMA), Mesquitela/Mourilhe.

 

a