“Mangualde rede wireless” alvo de melhoria e expansão

O projeto de disponibilização de redes Wi-Fi consistiu em dotar zonas específicas da cidade e do concelho de Mangualde com acesso livre à Internet. Os locais, escolhidos estrategicamente, são zonas com maior afluência de munícipes e turistas onde o serviço será útil aos mesmos. O investimento para o projeto foi aprovado em 72.936,00 euros.

Ao dotar estes espaços com este serviço, garante-se um melhor uso dos mesmos e permite, ao mesmo tempo, que a mais-valia que o serviço representa os revista de outra atratividade e modernidade, sobretudo para os turistas que procuram e que visitam os locais escolhidos para a instalação.

Os locais intervencionados foram escolhidos estrategicamente, consoante a afluência de munícipes e turistas e a utilidade. São eles a Câmara Municipal / Largo do Rossio, espaços utilizados diariamente por centenas de munícipes e turistas, onde se localiza o posto de turismo e as maiores lojas de comércio tradicional; Abrunhosa-a-Velha; Mercado Municipal / Gare dos Autocarros, locais frequentados por um elevado número de munícipes e turistas; Praialocal com bastante afluência, sobretudo durante a época balnear; Senhora do Castelo, ex-líbris do concelho, procurado por centenas de visitantes; e Largo das Carvalhas, largo emblemático da cidade, já a pensar no novo conceito de Smart Cities será reconvertido no âmbito da Regeneração Urbana de Mangualde, num espaço multiusos onde decorrerá a feira quinzenal e onde se realizarão os grandes eventos culturais da cidade. Encontram-se aqui instaladas a junta de freguesia de Mangualde e a Casa das Associações que acolhe diversas Associações do Concelho.

Está a decorrer uma outra iniciativa, o WIFI4EU, que está aberta aos organismos do setor público dos estados-membros da União Europeia e à qual o Município de Mangualde já concorreu. Cada município poderá obter um voucher no valor de 15 mil euros. Esta iniciativa está em fase de seleção.

O objetivo é dotar outras zonas ainda não intervencionadas de rede wi-fi.