Violoncelista viseense conquista 2º lugar no XII Concurso Luso-Espanhol de Fafe

Com 14 anos, Matilde Ventura, aluna de violoncelo no Conservatório Regional de Música de Viseu, ganhou o segundo prémio no XII Concurso Luso-Espanhol de Fafe. A instrumentista começou a estudar música com seis anos, completando os quatro anos de iniciação musical, e frequenta agora o quarto grau na classe da professora Luísa Antunes. No dia 13 de maio teve a sua primeira participação em concursos externos ao da sua escola onde mostrou, com a conquista do prémio, que é uma promessa para o futuro da música e do instrumento.

 

Como é que tomou conhecimento do concurso?

A minha professora chegou a uma aula e disse que havia um concurso que seria interessante participar. O que ela queria era que eu conhecesse o trabalho de outras pessoas da minha idade e que eu mostrasse o meu trabalho. Disse que não estava à espera de grandes resultados e que por isso não queria que nos sentíssemos pressionadas.

 

Estava à espera de ganhar algum prémio?

Não, não estava à espera. Quando cheguei lá vi que os outros concorrentes tocavam todos muito bem e por isso estava à espera que fosse só uma experiência. Eu só me queria divertir por isso, depois de ter ganho, fiquei muito surpreendida e obviamente fiquei contente. Não sabia como reagir, mas os meus pais fizeram uma grande festa. A minha professora disse-me que quando me ouviu tocar achou que eu tinha hipóteses de ganhar um prémio, mas não me quis dizer para não me iludir. Depois confirmou-se o que ela tinha achado.

 

Quantas horas por semana trabalha para chegar ao seu nível?

Para o concurso fiz uma preparação especial. Durante uma semana tive cinco ensaios com o piano uma vez que o repertório era novo. Foi um trabalho mais intensivo nessa semana de preparação para o concurso. Normalmente, tenho uma aula de quarenta e cinco minutos, uma vez por semana, com a minha professora e em casa normalmente toco uns quatro ou cinco dias por semana.  Há dias em que toco só mesmo uma escala para não perder a prática e há dias em que me distraio e toco mais do que uma hora.

 

Pensa participar em mais concursos?

Talvez. A minha professora outro dia disse que tinha uma coisa preparada. Ainda não sei bem o que é porque ela diz que é uma coisa de cada vez, mas não tenciono ser eu a procurar sem a aprovação da minha professora. Sinto-me mais à vontade se for ela a propor-me.

 

Tem 14 anos. Pensa seguir música?

Provavelmente sim. Gostava muito de ser violoncelista ou professora de violoncelo.

 

Texto: Rafaela Sousa

Imagem: Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão

a