“Ouvi muitas vezes dizer que futebol é para rapazes, que devia sair e coisas do género”

Jovem promessa do Operário Futebol Clube de Antime convocada a estagiar na Associação de Futebol de Braga. Margarida Rodrigues, jovem fafense joga no Operário Futebol Clube de Antime desde 2020. A jogadora tem apenas 15 anos, não obstante joga no escalão sub-19, 2ou seja, dois escalões acima do seu e é um dos pilares do meio-campo.

Por: Renato Rodrigues, Simão Nascimento, André Duarte, David Almeida (alunos do 1º ano de Comunicação Social)

Como é fazer parte de uma equipa de futebol? E quais das dificuldades que encontrou nesta jornada que considera importante realçar?

Equipa feminina do OFC de Antime (2022) – Foto com DR (retirada do Facebook do OFC Antime)

É cliché, mas penso que uma dificuldade que eu encontrei foi o facto de ser mulher. Ainda não é dado o devido valor ao futebol feminino, ouvi muitas vezes dizer que futebol é para rapazes, que devia sair e coisas do género. Por outro lado, este sentimento cria um ambiente único na equipa, estamos sempre unidas, a lutar pela vitória como equipa.

Margarida Rodrigues, jogadora de Sub-19 do OFC de Antime

Indique um atributo que vê como essencial, que é estritamente necessário para um bom desempenho dentro de campo?

Penso que, principalmente na minha posição, uma boa visão de jogo e um bom passe são cruciais para a criação de jogadas, o papel importante do meio campista.

Tem alguma história de um jogo em que, de algum modo, o tornou único e relevante para ser partilhado?

O jogo que me vem assim à memória que eu mais gostei de ter jogado foi na epóca passada numa vitória de 6-1 frente ao Selho, em que marquei um hat-trick e ainda dei dois passes para golo, o que me levou a ser chamada para um estágio pela seleção distrital da Associação de Futebol de Braga.

Qual foi a sensação de ser chamada à seleção distrital de Braga?

Foi uma sensação incrível, porque é mais um passo na minha caminhada como desportista e é sem duvida algo que qualquer jogadora se orgulharia

Que objetivos tem em mente para o seu futuro profissional?

Neste momento o objetivo que tenho em mente é poder levantar a taça de iniciados da AF Braga, uma vez que estamos em primeiro, é preciso manter o foco e jogar cada jogo como se fosse uma final. A longo prazo espero poder concretizar o sonho de ser chamada à seleção nacional de Portugal