Fecha o pano do CIEA: Congresso Internacional foi “gratificante”

A última sessão Plenária do CIEA, Congresso de Investigação em Educação Artística, contou com a presença de 3 oradores: Ana Mãe Barbosa, Amanda Minori e José Paiva. Uma sessão coordenada por Mara Maravilha, docente da ESEV, que contou ainda com a presença da convidada Elvira Leite.

Por: Duarte Cardoso (Texto) e Bernardo Sol (Fotografia)

Ana Mãe Barbosa, que é professora de Artes em São Paulo (Brasil), afirma que “as artes chegaram ao Brasil, não pelos portugueses, mas sim de uma maneira terceira pelos franceses”.

Nesta apresentação ainda falaram da evolução da arte no Brasil e dos projetos, “Kwanzaa Park” e a “A arvire Otávio Roth”.

Já Amanda Minori, investigadora, fez uma homenagem a Elvira Leite, que chamou de “Eu gostava que se lembrassem… Elvira Leite pela memória de estudantes”.

Nesta apresentação Amanda Minori expõs uma foto de uma aula com saída de campo da professora Elvira Leite. Imagem que criou diversos diálogos de estudantes e colegas desta professora, uma pioneira na área da Educação.

Na última apresentação, do orador José Paiva, com o tema “Esforços e tentativas arriscadas de ação /investigação”.  José Paiva trouxe uma reflexão crítica pessoal deste tema e da humanidade, trazendo assim um “pensar (re) pensar a educação artística”.

Assim foi o fecho do CIAE, Congresso de Investigação em Educação Artística, com a visível emoção de Ana Souto Melo, organizadora deste evento, confessando que foi um fecho com “chave de ouro “.

O Congresso decorreu nos dias 24 e 25 de novembro, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, organizado pela ESEV – Escola Superior de Educação de Viseu.

Ana Souto Melo refere que este congresso foi “gratificante”, cumprindo assim suas expectativas para o evento, que contou com um leque de 19 oradores, que mostraram uma diversidade na área da educação artística.

A coordenadora da organização revela que o congresso trouxe alguns pontos organizacionais que poderiam ser melhorados, mas que, em comparação com a última edição do CIAE, teve melhorias.

Veja a galeria de fotos da reta final do CIEA: