Congresso mostra “avanços e percalços” da Educação Artística e sensibiliza para a temática em Portugal

O Congresso de Investigação em Educação Artística vai acontecer nos dias 24 e 25 de novembro de 2023 na ESTGV, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, mas é organizado pela ESEV, Escola Superior de Educação de Viseu.  O encontro visa apelar à importância da educação artística no ensino em geral e, em jeito de antevisão para o evento, a professora e diretora do departamento de Comunicação e Arte da ESEV, Ana Souto e Melo, concedeu uma entrevista aos alunos de Rádio do 2º ano de Comunicação Social, conduzida pela aluna Inês Sousa, e que pode ser ouvida na íntegra abaixo.

Texto: Bernardo Sol

Entrevista áudio: Inês Sousa

O principal objetivo do congresso é “discutir entre entidades, os desafios da educação artística em Portugal”, sendo esta a segunda edição do evento, pelo facto de que a primeira decorreu já em 2017, com o objetivo de “promover o mestrado de ensino de EVT (Educação Visual Tecnológica)”.

A expectativa é muito alta, sendo esperada uma forte adesão do público, numa edição do CIEA “que tem um programa mais bem conseguido”, sendo um ponto de encontro e debate para “o público escolar e investigadores, mesmo a nível internacional”.

A docente de artes refere que, em Portugal, o ensino artístico tem vários desafios pela frente, sendo esse o mote do congresso: “(re)pensar a educação artística, ter a ousadia e no fundo reconhecer que existem avanços, mas também percalços”. Por exemplo a nível estrutural, Ana Souto Melo considera que a educação artística deveria ser “acessível a todos”, enaltecendo que o congresso serve para tocar nas “feridas e perceber o que está mal e o que temos de mudar”, sendo um convite à sensibilização para este tema da educação artística em Portugal. No fundo, é preciso “trazer a arte para a vida das pessoas como autoconhecimento e do saber estar com o outro no mundo”.

As inscrições no CIEA estão abertas até ao próximo dia 10 de novembro. A participação no evento é gratuita, mas de inscrição obrigatória.