Miguel Mota inicia novo mandato na ESTGL

Miguel Mota tomou posse para um novo mandato como Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) numa cerimônia realizada na Sala de Pintura Europeia do Museu de Lamego.

Por Fernanda Almeida

Durante o seu discurso de posse, Mota fez um balanço dos quatro anos anteriores e destacou os avanços notáveis conquistados sob a sua direção, “é hoje possível ver a presença, a importância e o reconhecimento da ESTGL no Território, tendo já assumido um papel de liderança no desenvolvimento regional”.

Durante o seu mandato anterior, a ESTGL experimentou um crescimento em diversas áreas, incluindo o aumento do número de cursos, docentes e alunos.

“Ao longo destes 4 anos, mesmo atravessando dois anos de pandemia, conseguimos a criação de 4 novos CTeSPs nas áreas de turismo, de gestão e de tecnologia, aprovamos e iniciamos a licenciatura em Gestão Comercial e abrimos mestrados em Assessoria nas Organizações, Tecnologias de Informação e Automação e em Controlo de Gestão e Ciência de Dados”, afirma o Presidente da ESTGL.

Um dos marcos alcançados durante mandato foi o recorde no número de candidatos colocados e de matriculados no último ano letivo, indicando um crescimento significativo. A escola preencheu 75% das vagas disponíveis dos cursos de licenciatura com candidatos do Concurso Nacional de Acesso, demonstrando a importância da instituição no cenário educacional.

É destacado também a expansão da ESTGL para as cidades de Sernancelhe e Moimenta da Beira, com o apoio das respetivas autarquias e ressaltar a importância dessa descentralização das formações e a contribuição para as comunidades locais.

Miguel Mota enfatizou os planos futuros da ESTGL, incluindo a criação de formações que atendam às necessidades atuais, a promoção de novos modelos de aprendizagem, como o e-learning e o b-learning, a criação de uma unidade de apoio à pesquisa e à internacionalização.

O presidente da ESTGL também expressou seu compromisso em melhorar a cultura organizacional da escola e trabalhar em estreita colaboração com a comunidade acadêmica e as instituições do território.

No evento de posse, Ana Guia também tomou posse como vice-presidente da Escola, reforçando a equipe de liderança da ESTGL para o próximo mandato.

Este novo mandato promete ser uma continuação do crescimento e do compromisso com a qualidade da educação na região, com Miguel Mota a liderar a ESTGL em direção a um futuro promissor.