Projeto “eGuard” procura dar assistência a pessoas idosas no concelho de Nelas

A Câmara Municipal de Nelas, anunciou que implementou o projeto “eGuard”, que consiste numa teleassistência com botão SOS a pessoas idosas, com ajuda da Câmara local e a GNR.

Por Mafalda Oliveira

O projeto visa dar um apoio eletrónico a idosos, sempre que haja um motivo de maior preocupação, como isolamento, falta de apoio familiar ou dependência.

No momento, a autarquia encontra-se a distribuir os dispositivos eletrónicos na Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI).

Com o apoio de uma plataforma acessível na Sala de Situação do Comando Territorial da GNR, é possível fazer uma monitorização diária das atividades dos que mais necessitam.

O objetivo do projeto é promover a autonomia das pessoas em situação de dependência e evitar a institucionalização dos idosos, garantindo-lhes uma maior oportunidade de permanecerem nas suas residências.

A Câmara de Nelas afirma que esta iniciativa se enquadra na área de intervenção social e reforça o seu comprometimento para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas.

a