Obras no Mercado Municipal de Águeda já iniciaram

As obras de requalificação do Mercado Municipal de Águeda já iniciaram. A previsão é que as obras durem cerca de um ano e resultem num espaço icónico para a cidade. Por enquanto, os comerciantes permanecem num espaço provisório.

Por Ivone Simões

Foi no passado mês de agosto que se iniciaram as obras de requalificação do mercado municipal de Águeda. O projeto, que custará à Câmara mais de 4,5 milhões de euros, tem previsão para durar 420 dias.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, o mercado municipal, que já existia há cerca de 30 anos, precisava de intervenção para responder corretamente às exigências a nível de higiene e salubridade. Tornar o espaço um local confortável tanto para o comerciante como para o cliente é um dos objetivos indiscutíveis para o presidente. Para além disso, refere também o desejo que tem em “posicioná-lo como o melhor mercado da região, e como um dos melhores do país”. O autarca quer que este mercado seja mais um motivo para a evolução económica e turística da região.

Toda a requalificação está pensada no sentido da melhoria das condições do espaço, nomeadamente na exposição e acondicionamento dos produtos. Os objetivos estendem-se também à vontade de expandir o espaço, adicionar áreas de restauração e de entretenimento infantil, e apostar numa arquitetura diferenciada, com referências tipicamente aguedenses que tornarão o espaço “exuberante, bonito, diferente e colorido”. A autarquia pretende também promover ações de formação para os comerciantes, garantindo que assim todos estarão devidamente preparados para as condições que promete serem oferecidas pelo novo mercado.

Questionado sobre as opiniões e feedback recebidos dos comerciantes, Jorge Almeida admite que foram várias as reações à novidade. “Uns entusiasmados porque veem uma oportunidade de crescimento, os outros muito receosos e muito apreensivos porque já lá estão há tantos anos e agora dizem-lhes que haverá mudanças”. No entanto, acredita que, no fim, todos irão concordar que estas mudanças serão benéficas para a projeção do mercado a nível nacional e para a melhoria das condições de trabalho, reforçando que “há aqui uma aposta clara na melhoria, na criatividade, no inovador, e sobretudo no muito bom e no melhor”, com o objetivo claro de ser uma “referência.”

a