Foi o líder quem acabou por meter o travão

Visita à casa do incontestável líder, com uma missão. Missão essa que era ser a primeira equipa a ganhar em Moreira de Cónegos, esta época, para a Liga Portugal 2 Sabseg. Foi um golo aos 5’, marcado por Hugo Gomes, que impediu esse feito para o Académico. Derrota frente ao Moreirense por 1-0, num jogo intenso e marcado pelas poucas oportunidades de golo.  

Por Bianca Leão

E cedo tudo se decidiu

Primeiros minutos repartidos, velozes, e com muita pressão a meio-campo. Com esse equilíbrio, teve de ser uma bola parada a abrir o jogo. O primeiro golo surgiu logo aos 5’, através de um pontapé de canto. Alan bateu a bola e Hugo Gomes, livre de marcação, cabeceou com força para o fundo das redes academistas.

A turma de Viseu reagiu bem ao golo, e apesar de algumas boas dinâmicas atacantes, raramente criou perigo para a baliza de Kewin Silva. Por seu lado, o Moreirense, sempre que forçava o ataque, deixava a defensiva do Académico em alerta.

Ritmado no ataque, o Académico procurava o golo do empate, mas a partir da meia hora de jogo a cadência do encontro caiu. O intervalo chegou rapidamente, com a vantagem do Moreirense, graças ao golo madrugador de Hugo Gomes.

Havia uma grande barreira cónega

No segundo tempo o Académico manteve-se com a bola, a tentar o ataque, mas sem nunca conseguir ultrapassar uma bela defensiva do Moreirense. Aliás, a grande ocasião do segundo tempo foi mesmo a favor da equipa minhota. Perda de bola de Milioransa para João Camacho, que serviu Pedro Aparício, concedendo uma grande defesa de Grill, que impediu o segundo golo cónego.

Uma tomada morna dominou quase toda a etapa complementar e sentiu-se uma equipa viseense pouco criativa, com a formação do Moreirense bastante compacta e segura na defesa, que poderia tornar-se letal em jogadas de contra-ataque.

Nos últimos quinze minutos de jogo o Académico tentou o forcing final, com nota para a entrada de Luisinho, histórico academista que voltou à competição após uma grave lesão. O golo foi tentado, mas não conseguido, e os viriatos regressam a Viseu com zero pontos na bagagem.

Foi o primeiro jogo fora de casa em que o Académico não faturou. Nunca a turma viseense venceu no Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Com a derrota, o Académico continua no quarto lugar com 31 pontos. Na próxima jornada vai haver mais um confronto de candidatos à subida, com o Farense a visitar o Fontelo. Antes, a meio da semana, o mesmo estádio vai ter casa cheia para a receção ao FC Porto, em jogo a contar para os quartos da Taça de Portugal.

Uma autoestrada para a subida à Liga Bwin está construída em Moreira de Cónegos. Com a vitória o Moreirense continua líder, com 46 pontos, a 12 do terceiro lugar do campeonato, primeiro posto que não dá acesso à subida direta. Na próxima ronda os minhotos deslocam-se até Torres Vedras, para defrontar o Torreense.

a