Perfil. Vladimir Putin, o mestre de artes marciais e tenente dos serviços secretos, que chegou a presidente

No dia 7 de outubro, na cidade de Leningrado, atual São Petersburgo, nasceu Vladimir Vladimirovitch Putin, há 70 anos. Ainda em tenra idade, apenas com 16 anos, “Volodya” como era apelidado, tentou ingressar na espionagem, mais propriamente nos serviços secretos russos, KGB.

Por Vasco Pinto

Vendo recusada a sua entrada, licenciou-se em direito na Universidade Estatal de Leningrado e tornou-se mestre das artes marciais sambo e judo, e voltou a tentar a entrada nos serviços secretos e nessa altura com sucesso, onde ficou até assumir a presidência da Rússia em 2000. Com uma visão diferenciadora, Putin assume uma posição assente na estabilidade, ao contrário da doutrina comunista contra o capitalismo, anteriormente dominante no discurso político russo, Putin assume o cargo de primeiro-ministro.

Após oito anos no cargo, Putin assume o lugar de Boris Ieltsin no Kremlin e torna-se Presidente da Federação Russa, cargo que ocupou até 2012. Quatro anos passados no cargo político mais elevado da sua nação, VladimirPutin volta a um local familiar, o Grande Palácio, para assumir novamente o cargo de Primeiro Ministro.

Depois de cumprir mandato no cargo, Putin volta ao ponto mais alto da carreira política e torna-se novamente Presidente Russo, cargo que ocupa até à atualidade. Associado sempre a uma forma totalitária de governar, Vladimir Putin é um dos lideres mundiais menos consensuais.

Com o conflito que ditou a anexação da Crimeia à Rússia e agora mais recentemente com a tentativa de conquistar a Ucrânia, o presidente russo é cada vez menos bem visto. Com um comportamento frio e muitas vezes apelidado de insensível devido à sua carreira como agente de espionagem, Putin responde às acusações dizendo “No mínimo, um chefe de Estado deveria ter cérebro”, contrariando Hillary Clinton que o acusava de não ter alma.  Apesar da sua presença no poder há 22 anos, Putin conseguiu ainda alterar a constituição russa para garantir o seu poder até aos 80 anos, o que pode não ser sinónimo de um futuro risonho.