Jerónimo de Sousa: “As vitórias não nos descansam e as derrotas não nos desanimam

Deputado operário, natural de Santa Iria da Azóia, em Loures. Jerónimo de Sousa cresceu num meio fabril, onde as crianças não sonhavam alto, porque tinham a perfeita noção que mais tarde ou mais cedo o seu futuro iria passar por essas mesmas fábricas.

Por João Carvalho

Conhecido não só pela sua longa carreira política, mas também por ser um às na sueca, talvez por ser alto e conseguir ver o jogo do adversário, e por recorrer às renúncias de uma forma sempre subtil. No futebol, naturalmente vermelho, benfiquista de coração, com preferência na posição de extremo-esquerdo. Em miúdo fazia competições com os colegas de atravessar o Tejo a nado, as únicas vezes onde se sentia livre, mesmo antes da liberdade existir.

Jerónimo de Sousa iniciou a sua luta antifascista aos 14 anos, quando começou a trabalhar como afinador de máquinas metalúrgicas. Teve o seu primeiro contacto com os ideais marxistas quando um dos seus camaradas de profissão lhe perguntou quanto é que ele ganhava por dia. O jovem Jerónimo, que ganhava uns míseros 10 escudos, fica então a saber que a firma onde trabalhavam fazia 40 escudos diários com o trabalho de cada um dos operários. Começou aí o seu bichinho da luta pelos direitos dos trabalhadores, que dura até hoje com os seus 73 anos, após 46 anos de carreira política.

Foi a ver os mais adultos a jogar à sueca, que foi lendo o jornal “Avante”, ora clandestino e em formato de uma folha de seda, que foi ganhando o respeito dos camaradas mais velhos, e aos poucos já era chamado para jogar com eles. Com essa conquista fora percebendo o que era a realidade do país e do mundo, e a importância da luta de classes.

Membro do PCP desde 1974, ingressou no Comité Central no IX Congresso do partido em 1979, e tornou-se secretário-geral em 2004 no XVII Congresso do Partido.

Ao longo dos anos foi ganhando um enorme respeito pela parte do panorama político nacional, mesmo até da parte das bancadas da oposição, pela sua figura experiente, forte e convicta.

a