Tunadão 1998 sobe ao Palco da Casa da Música

Promovido pela Tuna de Farmácia da Universidade do Porto, o V GALENICVS decorreu de 2 a 4 de dezembro, com a noite de espetáculo a ter lugar na Casa da Música. O Festival de Tunas contou ainda com a presença da Tuna-MUs, Tuna Médica da Universidade da Beira Interior, da TAISEP, Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto, a TAFDUP, Tuna Académica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e ainda como tunas extra-concurso as Sirigaitas, a Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e a Tuna de la Facultad de Medicina de Santiago de Compostela.

Por Francisco Rodrigues

No primeiro dia de Festival as tunas a concurso foram recebidas com o “Porto D’honra” onde se puderam juntar e confraternizar através da música. Pelas 21h começou a grande noite de serenatas na Faculdade da tuna anfitriã. Os Veteranos de Medicina de Santiago abriram a noite em ambiente tranquilo e acolhedor, que terminou num convívio na Adega Leonor.

No dia principal do festival, o sábado (3), não faltou música e animação durante toda a tarde. As tunas percorreram as ruas do Porto no Passa Calles que passou por pontos emblemáticos da cidade. A Tuna do Instituto Politécnico de Viseu passou pela rotunda da Boavista, onde tiveram de cumprir o desafio de criar uma música com algumas palavras como “Tuna de Farmácia” e “V GALENICVS”. O objetivo final da brincadeira foi fazer um brinde para as suas guias poderem registar o momento. O resto da tarde acabou por ser dedicado aos testes de som e últimos preparativos para a grande atuação que iriam ter mais logo.

Às 20h30, na grande sala da Casa da Música, iniciou-se a noite de espetáculo com as Sirigaitas a pisar primeiramente o palco. Seguiu-se a atuação da primeira tuna a concurso, a TAFDUP, Tuna Académica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, seguida da Tuna-MUs, a Tuna Médica da Universidade da Beira Interior. Em terceiro lugar entre as tunas a concurso, subiu a palco a TAISEP, Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto, que acabou por levar para casa o prémio de “Melhor Tuna”. Por fim, chegou a vez da Tunadão 1998, a Tuna do Instituto Politécnico de Viseu. A tuna da região do Dão, quis homenagear a cidade que os acolhia e iniciou a sua atuação com o refrão da música “Porto Sentido”, de Rui Veloso, fazendo a transição para o original “Estudante de Viseu” que deixou o público ao rubro. A atuação da Tunadão 1998 terminou, como já é hábito, com o seu grito que fez alguns dos que assistiam levantar-se das cadeiras e pôr “a mão na cabecinha”.

Terminadas assim as atuações das tunas a concurso, o espetáculo continua com a Tuna de la Facultad de Medicina de Santiago de Compostela a mostrar de que fibra são feitas as tunas espanholas. Para encerrar a noite sobe finalmente a palco a tuna anfitriã, a Tuna de Farmácia da Universidade do Porto, que procede à entrega dos prémios.

A Tunadão 1998 acabou por regressar a Viseu sem nenhum prémio e, alegadamente, foi desclassificada do concurso por “exceder o tempo de atuação previsto no regulamento”.

O tema da atribuição de prémios do V GALENICVS tem vindo a gerar alguma polémica. No editorial do mês de dezembro, o PortugalTunas fala da importância da boa escolha dos jurados num Festival, quer seja ele de que género for. Tendo assistido ao espetáculo na Casa da Música, questionam-se “até que ponto continua a ser aceitável que se convidem entidades que não são diretamente ligadas a tunas ou a música, para serem jurados”. Fazendo uma pequena analogia ao futebol, no mesmo editorial do PortugalTunas pode ler-se ainda que “se recorrêssemos ao VAR para confirmar que os prémios atribuídos foram justos, temos a certeza de que praticamente todas as decisões do júri seriam inválidas”, acrescentam.

No último dia do fim-de-semana, aquilo que os participantes do V GALENICVS mais precisavam era de descansar, mas para encerrar o festival, a Tuna de Farmácia proporcionou ainda um convívio para todas as tunas, aberto ao público e restante academia.