Região de Viseu regista um aumento turístico pela sua história e cultura

O Município de Viseu assinalou ontem, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, com um aumento substancial da centralidade turística nos últimos anos, destacando-se comparativamente a cidades de igual dimensão em Portugal. De facto, a região de Viseu Dão Lafões representou cerca de 7% da atividade da Região Centro. A parte histórica da cidade e a riqueza dos museus são as principais preferências para os turistas que provém principalmente de Espanha e França.

Por Beatriz Guerra e Miriam Gonçalves

“Quando os turistas chegam aqui ao museu já têm informação sobre tudo o que está exposto, mostram muito interesse em relação à parte cultural da cidade”, afirma Joana Campos. A assistente técnica do Museu Almeida Moreira reforça a ideia de que os moradores locais apresentam um interesse menor relativamente aos visitantes de outras regiões.

Segundo Bruno Figueiredo, rececionista no Hotel Avenida, Viseu apresenta jardins e espaços verdes e os monumentos encontram-se relativamente perto para visitar. A cidade jardim recebe os viajantes da Nacional 2, a estrada que percorre o país inteiro, o que ajudou a ultrapassar as 200.000 dormidas/ano. De igual forma alguns eventos que a cidade proporciona atraem vários públicos, nomeadamente o Festival do Jazz, a Feira de São Mateus e os Jardins Efémeros.

Gonçalo Caleiros, técnico no ponto de turismo, revela o dinamismo que Viseu oferece a toda a população, como o caso do Comboio Turístico: “esta iniciativa foi um sucesso, tanto as pessoas da cidade como estrangeiros aderiram”. Além disso, o responsável menciona o sucesso e as vendas da Carta Gastronómica de Viseu, um documento com 157 receitas populares desta região.

Os últimos dados da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, registavam uma “performance turística muito positiva” da região, destacando ainda o “aumento da centralidade turística de Viseu, que ultrapassou as 200.000 dormidas/ano”.

a