Festival de Teatro regressou aos palcos da Cidade-Jardim

O Festival de Teatro de Viseu é uma iniciativa anual organizada pela Câmara Municipal de Viseu, que assinalou no ano de 2019 a sua 20.ª edição. Regressou este ano, depois de uma suspensão de três anos.

Reportagem de Daniela Rocha e Daribell Figueiredo

A 21.ª edição do Festival de Teatro de Viseu, que ocorreu entre os dias 1 de maio e 12 de junho, foi composta por 18 peças de teatro, levadas a palco por grupos de Viseu. Vindos de escolas, associações e instituições do concelho, cerca de duas centenas de participantes, entre eles crianças, jovens e adultos, fizeram parte da iniciativa.

A vereadora da cultura da autarquia de Viseu, Leonor Barata, elogia este regresso do festival e lembra que a iniciativa tem por objetivo divulgar o que de melhor se faz no teatro não-profissional de Viseu. “Permite que os diversos grupos amadores da região e escolares possam apresentar os seus trabalhos”, sustenta.

O Município de Viseu assegura todo o mecanismo de produção do festival, desde os espaços para as apresentações, até à divulgação do próprio festival, assim como um valor monetário de 350 euros a todos os grupos pela sua participação. “Dá um incentivo financeiro a cada um dos grupos que se apresenta bem como dá um prémio monetário para as diversas categorias de prémios que estão a concurso”, explica a vereadora da cultura.

O Festival de Teatro de Viseu reforça o crescimento da cidade-jardim. “É evidente que ajuda a dinâmica da cidade, porque temos público que nos visita, mas também ajuda à promoção da divulgação dos próprios grupos” esclarece Leonor Barata.

Com objetivo de distinguir a criatividade artística e a excelência do trabalho realizado, o Município de Viseu atribuirá o prémio “Osório Mateus”, o qual homenageia o professor, investigador e encenador, natural de Viseu, falecido em 1996, mas que foi uma das personalidades mais relevantes no estudo do teatro. Em 2022, este será dedicado ao melhor texto original e o vencedor receberá um prémio no valor de mil euros.

O júri é composto por três profissionais de renome nas artes performativas que analisa todos os projetos e, obedecendo aos critérios de avaliação estabelecidos, decide o vencedor do festival de prémios como “Melhor Peça de Teatro”, “Melhor Interpretação Feminina” e “Melhor Interpretação Masculina”.

“Viseu apresenta uma dinâmica cultural muito forte, e ao contrário de outros territórios, é uma presença constante ao longo do ano”, sublinha a vereadora da cultura.

“Festival de Teatro deu-me a oportunidade de descobrir o que realmente gosto”

Rafael Lopes, participante no Festival de Teatro de Viseu desde 2018 e ator da Associação de Fomento de Teatro Amador AFTA, mais especificamente dentro do Grupo OFF, conta como o Festival de Teatro mudou a sua vida. “Foi o Festival de Teatro que me deu a oportunidade de descobrir tudo aquilo que agora sou em termos artísticos e o ensinamento que o teatro me dá é essencial no meu percurso”. “O Festival de Teatro deu-me a oportunidade de descobrir o que realmente gosto de fazer”, acrescenta o ator.

Grupo OFF em cena

O Festival de Teatro de Viseu permite a participação de todos os que gostam de teatro. Rafael Lopes afirma que, este tipo de festividade devia ser realizado mais vezes. “A Câmara devia sem dúvida envolver mais eventos como estes, porque vale a pena, enriquece muito a cultura e permite que as pessoas façam e vejam teatro”, defende.

As artes performativas geram um sentimento de orgulho naqueles que a apreciam e a praticam com tanto esforço. “É muito gratificante no fim termos a oportunidade de apresentar uma peça nossa, na nossa região, na nossa cidade, num auditório que é nosso e termos a oportunidade de sermos vistos por pessoas que gostam de nós”, conclui Rafael Lopes.

Divulgação do trabalho e produção teatral

A Câmara Municipal de Viseu garante com a iniciativa do Festival de Teatro, aproximadamente, 1 mês de espetáculos para toda a comunidade viseense, promovendo a cultura e as artes da região. “O Festival de Teatro de Viseu é uma iniciativa que destaco com especial carinho, dado os seus anos de história e o lugar que conseguiu conquistar na agenda cultural da cidade” aponta Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal.

Com esta proposta, o Município de Viseu pretende ainda assegurar o apoio, a valorização e a divulgação do trabalho desenvolvido no campo da produção teatral por todos os grupos de teatro do concelho, assim como, a descoberta de novos valores para o teatro e a criação de um público variado que seja recetivo para a importância do teatro e dos hábitos culturais, como forma de aprendizagem, entretenimento e inclusão social.

Duas das peças do programa passaram pelo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Viseu, na Rua José Branquinho, assim como pelos Jardins da Casa do Miradouro, no Centro Histórico, sendo que as restantes aconteceram no Auditório Mirita Casimiro.

A grande maioria dos grupos participantes concorreram na categoria de associações e/ou instituições, havendo dois a concorrer na categoria Escolar. A Zunzum – Associação Cultural, a Associação Juvenil Visiunarte Ateliês de Teatro de Dança, a AFTA – Associação de Fomento de Teatro Amador, a Recreativo de Bassar – Associação Desportiva e Cultural, a Enérgica – Associação Juvenil de Viseu, a Associação Jita Kyoei, o Colégio da Via-Sacra, o Colégio da Imaculada Conceição e a Escola D. Luís Loureiro, de Silgueiros, são as associações e escolas cujos grupos vão participar nesta 21.ª edição.