Fim da produção do 2CV em Mangualde faz 30 anos

De dia 27 de julho até dia 7 de agosto, na biblioteca municipal Dr. Alexandre Alves, está disponível a exposição “30 anos do Fim da Produção do 2CV em Mangualde”, comemorando assim aquele que foi o primeiro veículo produzido no concelho, em 1964.

A inauguração da apresentação decorreu no dia 27 de julho, começando com uma breve cerimónia no Salão Nobre da câmara municipal de Mangualde, seguida de um desfile de 2CV pelas ruas do concelho até à biblioteca municipal, onde foi então oficialmente iniciada a exposição. A cerimónia contou com as presenças de Elísio Pais, da câmara municipal de Mangualde, José Luís Mosquera, Diretor do Grupo PSA de Mangualde, Gabriel Lopes, Presidente do clube 2CV Mangualde e Pedro Carvalho, Presidente do clube Clássicos Citroën Portugal.

O presidente da câmara de Mangualde, Elísio Pais, afirma que “A apropriação e desenvolvimento da ligação de Mangualde aos carros míticos 2CV e DS-Boca de sapo, valoriza o nosso concelho e reforça a nossa atratividade num eixo diferenciador”. O autarca, que defendeu também uma ligação pessoal com o modelo 2CV, aproveitou o momento para chamar visitantes à região: “Havendo amantes do 2CV e clubes de amigos do 2CV por todo o mundo, atentos à informação, efemérides como esta e eventos relacionados com o 2CV, põem Mangualde no mapa”.

A exposição, promovida numa parceria entre a câmara municipal de Mangualde, a biblioteca municipal Dr. Alexandre Alves e o Clube 2CV Mangualde, conta com painéis que relatam a história da fabricação do modelo icónico em Mangualde, assim como miniaturas a demonstrar a evolução dos modelos produzidos, terminando na réplica do último dia, para além de posters, peças e documentos memoráveis que fazem do 2CV um carro inesquecível.

a