Mangualde acolhe cerimónia de homenagem a Jorge de Alarcão e Silva

O Município de Mangualde acolherá, no dia 27 de maio, a cerimónia de homenagem a Jorge Nogueira Lobo de Alarcão e Silva, historiador, professor e arqueólogo português. 

Por Cristiana Domingues e Verónica Oliveira

A iniciativa, que decorrerá na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, terá início pelas 21h00 e contará com a inauguração da exposição “Marcas de Romanização no Concelho de Mangualde”, que ficará disponível até 3 de junho, com entrada livre. 

A mostra contemplará peças de vestígios da romanização no concelho de Mangualde e realiza-se com colaboração/cedência de espólio do Museu de Arqueologia de Viseu, Museu Grão Vasco, Sociedade Martins Sarmento de Guimarães, da Arqueohoje, da Associação Cultural Azurara da Beira e Arqueóloga Clara Portas.

O evento terá continuidade com a apresentação de um filme/documentário, uma conferência com o mote “De Mérida a Viseu, passando por Mangualde, na época romana” tendo como orador Jorge de Alarcão, o momento de homenagem e, ainda, uma iniciativa de cariz musical.

No auditório da Biblioteca Municipal será apresentado um filme/documentário intitulado “Romanização em terra dos Araocelenses” da autoria de João Carlos Alves, Presidente da Universidade Sénior, e Grupo Peixoto, ao qual se seguirá a conferência “De Mérida a Viseu, passando por Mangualde, na época romana”, por Jorge de Alarcão.

O momento de homenagem a Jorge de Alarcão decorrerá após a conferência contará com a presença de Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Carlos Pinto Ramos, diretor da Universidade Sénior de Mangualde e Delfim Ferreira Leão, vice-reitor da Universidade de Coimbra.

O evento terminará pelas 23h00 com um momento musical interpretado pelo Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra, seguindo-se o encerramento e entrega de lembranças. 

a