Portugal é bicampeão europeu de futsal

A perder por 2-0 desde os 19’, Portugal fez a reviravolta no marcador, frente à Rússia, vencendo por 4-2 a final do Euro 2022. Os golos da vitória lusa foram apontados por Tomás Paçó, André Coelho (bis) e Pany Varela.

Por Tânia Chaves

A jogar a final do Euro 2022, a Rússia entrou melhor no jogo e antecipou-se no marcador, com Afanasyev a fazer o 1-0 aos 10 minutos. Aos 13’, novamente a seleção russa na frente, desta vez com Sokolov a rodar sobre Pany Varela e a fazer o 2-0 para a Rússia. A bola ainda desviou na bota do português acabando por trair André Sousa. 

Portugal foi para intervalo com dois golos de desvantagem, perante uma seleção da Rússia sempre por cima do jogo durante toda a primeira parte, com vários remates de perigo para a baliza portuguesa.

Aos 19 minutos golo de Tomás Paçó. Portugal reduziu o marcador através de uma bola parada, com Paçó a atirar forte para o fundo da baliza de Putilov. No segundo tempo Portugal melhor, com mais pressão e oportunidades de golo no jogo.

Aos 27´André Coelho de bola parada fez o 2-2, restabelecendo a igualdade no marcador. Com o jogo empatado, Portugal continuava a mostrar bons indicadores e aos 32’ de novo André Coelho aparecer na boca da baliza e fazer a reviravolta no jogo com um 3-2 a oito minutos do apito final. A segundos do fim, Pany ainda fez o 4-2 final.

Após ter estado a perder até aos 19 minutos, tal como tinha acontecido com a Espanha na meia-final, Portugal voltou a sair por cima do jogo e vencer. Depois da vitória do Euro em 2018, o sonho português repetiu-se e a seleção das quinas voltou a vencer em finais europeias. 

a