As candidaturas para o prémio A. de Almeida Fernandes já estão abertas

A iniciativa anual tem como objetivo o incentivo e a distinção de estudos relativos à investigação em História Medieval Portuguesa, do século VIII ao final do século XIV. O prémio de A. de Almeida Fernandes regressa em 2021 e a fase de candidaturas já abriu e decorre até ao dia 31 de julho.

Por Maria Lobo

O prémio decorre no âmbito de um protocolo estabelecido entre os municípios de Viseu e Ponte de Lima e é uma homenagem a Armando de Almeida Fernandes, professor, investigador e autor de uma obra histórica neste tema, que permitiu descobrir, interpretar, preservar e valorizar as origens e identidade de diversos concelhos do país, inclusive de Viseu.

As candidaturas ao prémio podem ser enviadas, exclusivamente em formato eletrónico, para o email biblioteca@cmviseu.pt, trabalhos editados nos dois anos anteriores e obras originais ainda não publicadas, de um autor ou da conjunção de vários autores. Podem candidatar-se ao concurso autores de qualquer nacionalidade, desde que apresentem a verão em língua portuguesa ou língua castelhana.

Os estudos serão avaliados por um júri, constituído por três individualidades de reconhecida competência na área. O vencedor ou vencedores do concurso receberão um prémio monetário no valor de 2500 euros.

O protocolo estabelecido entre os dois municípios, por um período de quatro anos, podendo ser renovado, cumpre a Viseu a realização, no presente ano, do prémio A. de Almeida Fernandes e a atribuição do mesmo, posteriormente, em cerimónia pública.

O regulamento do prémio pode ser consultado em www.cm-viseu.pt.

a