Viseu Recicla: Município quer ser cada vez mais sustentável

Viseu coloca no terreno campanha de sensibilização para a reciclagem com instalação de painéis informativos em 265 ilhas ecológicas.

Por Ana Francisca Oliveira

No ano de 2020 a meta nacional de reciclagem definida para cada cidadão era de 29 kg de resíduos, sendo que cada viseense ultrapassou esse valor, com 45 kg por cidadão. Apesar destes resultados, o município de Viseu continua a colocar uma série de investimentos na sustentabilidade.

Desde o início do mês de março que estão a ser instalados painéis informativos em 265 ilhas ecológicas no âmbito do programa VISEU RECICLA. Moloks individuais ou em contexto de ilha ecológica contam agora com o número verde do Planalto Beirão, com a morada do ecocentro, radiado em Mundão, e com várias indicações de como fazer a reciclagem em equipamentos elétricos e eletrónicos. Vão igualmente ser divulgadas informações sobre o sistema de reciclagem e sobre a separação de resíduos e procedimentos de deposição em mupis, na cidade e freguesias, e digitalmente nas redes sociais do Município.

A autarquia de Viseu vai duplicar também a capacidade de recolha seletiva, com a instalação de 406 novas ilhas ecológicas. A frota de limpeza urbana vai ser substituída por viaturas elétricas amigas do ambiente, e a frota de recolha de resíduos vai ser reforçada em nove novos veículos: três a gás natural para recolha de resíduos indiferenciados, cinco para recolha seletiva de resíduos, e um para recolha de resíduos porta-a-porta junto de comerciantes, sendo que este serviço já conta com a participação de 65 estabelecimentos comerciais aderentes.

A campanha municipal pretende assim reforçar a mensagem sobre o acondicionamento e separação de resíduos, a recolha de “monstros” ou resíduos verdes e a utilização do Ecocentro através dos painéis informativos, à disposição dos viseenses.

a