Cultura no Dão apresenta a tradição de “Amentar as Almas” online

No próximo dia 27 de março pelas 21h30 os Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do castelo vão transmitir em direto no Facebook a tradição de “Amentar as almas”, uma atividade que assinala o período de Páscoa.

Por Luciana Soares

Uma iniciativa no âmbito do projeto “Cultura no Dão”, a Tradição de “Amentar as Almas” será online.  Desde a década de 50 que era habitual muitas aldeias cantarem orações em louvor dos que já morreram. Há quem lhe chame “encomendação das almas” um termo que surgiu após a igreja católica ter assumido no Concílio de Trento a existência do purgatório.

O Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara em colaboração com o município de Mangualde recuperou esta tradição que mesmo em tempo de pandemia será assinalada online. Vão estar presentes vários grupos musicais da região, desde o Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara, pertencente ao município de Mangualde, a Associação Filarmónica de Vilar Seco, pertencente ao Município de Nelas até ao Grupo de Cantares Da Ínsua, pertencente ao Município de Penalva do Castelo.

a