Politécnico de Viseu com 4 unidades no mapeamento das infraestruturas tecnológicas

A agência nacional de Inovação (ANI), disponibilizou os resultados do “Mapeamento das Infraestruturas Tecnológicas e Nacionais”. Neste mais recente mapeamento, o Instituto Politécnico de Viseu abarca 4 unidades.

Por Fernanda Sant’Ana

O mapeamento de infraestruturas tecnológicas nacionais vem do projeto Portugal 2020, parceria adotada entre Portugal e a Comissão Europeia, e tem como objetivo a atualização do levantamento das infraestruturas tecnológicas portuguesas. O primeiro levantamento foi realizado no ano de 2016, mas os resultados do mais recente mapeamento mostraram que Portugal possui um vasto leque de infraestruturas tecnológicas.

Na secção “Outras Infraestruturas de Valorização da I & D” do mapeamento, o Politécnico de Viseu ocupa o quinto lugar entre as outras 59 infraestruturas portuguesas existentes na secção, onde 50 destas estão integradas em Instituições de Ensino Superior, ao mapear mais de duas unidades.

As unidades selecionadas da instituição foram, respectivamente, o Centro de Investigação Tecnológica de Engenharia de Madeiras e Mobiliário; Laboratório de controlo analítico e qualidade; Laboratório de Materiais de construção e o Laboratório de Patologia Animal.

Até o ano de 2016, as infraestruturas integradas em IES eram classificadas como Centros de Valorização e Transferências de Tecnologia; atualmente, as instituições de ensino superior estão a ser mais integradas, e a atuação das suas infraestruturas na área da tecnologia são cada vez mais reconhecidas.

Tenha acesso ao mapeamento na íntegra: mapeamento_infraestruturas_tecnologicas_nacionais_2020_vfinal.pdf

a