Livro “Asas com Cor” ganha 2º edição numa “viagem à infância”

Mondim de Basto recebe, no dia 5 de dezembro, o lançamento da 2ª edição de Asas com Cor. O livro reúne 11 músicas de Hélder Bento e Isabel Bento, histórias e poemas de Suzana Mendes e ilustrações de Marina Leão.

Por João M. Ribeiro

Da direita para a esquerda: Marina Leão (ilustração), Suzana Mendes (textos), Hélder Bento (orquestração e direção) e Isabel Bento (construção melódica), numa apresentação de Asas com Cor (1ª edição) em 2019

Há 21 anos, Isabel Bento e Hélder Bento abriram uma escola de música em nome próprio – ArtMusic, na Lixa. Desde aí têm-se dedicado a ensinar música, não só a crianças, mas também a jovens, adultos e idosos.

Os dois professores são ainda responsáveis pela dinamização de concertos e apresentações culturais, na região. Mais recentemente, como consequência do trabalho, surgiu a oportunidade de criar temas originais. “Depois de muitos anos a trabalhar com as crianças [nos infantários], deixámos de conseguir músicas novas todos os anos. Então começámos a criar as nossas próprias canções”, afirma Isabel Bento, uma das mentoras do projeto.

O outono inspirou a criação do primeiro tema. Suzana Mendes, a pedido de Isabel Bento, concebeu uma história, para depois ser “musicada”. A canção serviu o seu propósito e rapidamente surgiram cerca de 30 músicas. “Pedi à Suzana Mendes um texto que depois foi musicado. Assim, foram surgindo as 26 canções existentes. No livro só estão 11 por questões logísticas”, acrescenta Isabel Bento.

O casal Bento estava longe de imaginar o que aconteceria a seguir. Seguiram-se alguns anos até que, incentivados nesse sentido, os autores dos 26 temas debruçaram-se sobre a ideia de registar as músicas. Mais tarde, veio a edição de um livro. “Depois de alguns anos a cantarmos as músicas com as nossas crianças, começam a surgir incentivos para registarmos as canções e, depois de muito hesitar, começamos a pensar seriamente na questão de editar um livro”, rematam.

A autora de Asas com Cor, Isabel Bento, sublinha a dedicação de Hélder Bento, uma vez que “o trabalho mais duro foi, sem dúvida, o dele. Foram muitas horas de trabalho para que as 11 músicas que estão no CD ficassem prontas. Foram todas gravadas com músicos ao vivo, cada instrumento que aparece é um músico que toca. Todo o trabalho de direção também ficou com o professor Hélder”, confessa.

Antes de prosseguir com a edição do livro só faltava um elemento, as ilustrações. A dupla de professores Bento entregou a tarefa de ilustrar o livro Asas com Cor a Marina Leão. A ilustradora “conseguiu na perfeição” criar um ambiente gráfico que representasse as histórias, poemas e canções já existentes.  “Foi assim que nasceu o livro Asas com Cor”, concluiu Hélder Bento.

É “uma ferramenta muito útil para os professores e educadores de infância”.

Capa do livro Asas com Cor (2ª edição)

A 1ª edição do livro foi lançada, em 2019, no dia 1 de junho. Em jeito de celebração, a Câmara Municipal de Felgueiras presenteou todas as crianças do pré-escolar com um exemplar de Asas com Cor. Assim, e sem qualquer surpresa, os autores do projeto aguardavam uma 2ª edição do livro, uma vez que “a 1ª edição era limitada e com um fim muito específico”.

A procura do público foi outro motivo que validou a decisão de uma 2ª publicação. Hélder e Isabel Bento, Suzana Mendes e Marina Leão já sabiam “que os livros não iriam chegar a muitas pessoas que já estavam à espera deles”, facto que “incentivou a segunda edição”, confessam.

O lançamento da 2ª edição acontece em Mondim de Basto, no dia 5 de dezembro. Tal como em apresentações anteriores, haverá momentos de dança e música ao vivo, bem como uma breve conversa com os autores do livro.

A 2ª edição diferencia-se da anterior em vários aspetos. Além do tamanho, que é maior, esta edição inclui melhorias na qualidade de edição e a capa é dura. O CD contém, além das 11 canções, versões instrumentais que, para Isabel Bento são “uma ferramenta muito útil para os professores e educadores de infância”. A variedade de instrumentos utilizados na construção musical procura “ser o mais pedagógico possível na divulgação dos mesmos”, remata.

O contacto que Hélder e Isabel Bento estabelecem com as crianças permite concluir que o aproveitamento das crianças é maior, quanto maior for a complexidade das canções. O impacto do livro tem-se revelado, por isso, muito positivo. As crianças “cantam todas as músicas com muita energia que contagia e que nos diz que vale a pena termos avançado com o projeto”, revela Isabel Bento.

De um total de 26 temas, só 11 foram incluídas no livro. Desta forma, Isabel e Hélder Bento garantem continuar a trabalhar no sentido de dar vida a um novo livro de canções, através das 15 músicas que ficaram por gravar. Os autores não apontam nenhuma data porque falta, entre outras coisas, “fazer o trabalho mais duro (orquestração, direção e gravação) para que seja possível nascer outro livro”.

Todas as canções são interpretadas por alunos da escola de música ArtMusic, na Lixa. O projeto assume-se como uma “viagem à infância” onde “as palavras e a música se unem em perfeita harmonia”.