Festival Europa 6.1: cinema gratuito para olhar outra Europa

Até dia 30 de novembro, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a EU National Institutes for Culture organizam a 2ª edição da mostra anual de cinema europeu.

Por Rafaela Pires de Lima

Devido à pandemia que o mundo está a atravessar, este ano o festival “Europa 6.1” tem como sala de exibição a plataforma Jangada, que também produziu o festival. Para compensar a ausência presencial, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a rede EUNIC Portugal decidiram, ainda assim, propor ao público português uma seleção de filmes que podem ser visualizados gratuitamente entre 15 a 30 de novembro.

O festival propõe sete olhares sobre a cinematografia emergente, compilando sete histórias que diluem as fronteiras do continente e celebram a cidadania europeia. Áustria, França, Hungria, Luxemburgo, Polónia, Portugal e República Checa são as sete paragens desta viagem.

“Longe do mítico Cinema Trindade, no Porto, e diretamente no conforto dos nossos lares, poderemos este ano desfrutar de um festival de cinema gratuito no formato digital. O que aqui apresentamos são histórias europeias, pessoas confrontadas consigo próprias ou com as diferenças que caracterizam as nossas sociedades plurais. É um festival de vivências e sentimentos europeus. Histórias de refugiados chechenos na Áustria, de ciganos húngaros ou de emigrantes portugueses no Luxemburgo. As crises do amadurecimento, da identidade ou da meia-idade, a doença. (…) Aproximar culturas e unir pessoas: é essa, em última instância, a finalidade da construção europeia.”

Sofia Colares, representante da Comissão Europeia em Portugal

Esta 2ª edição da Mostra de Cinema Europeu tem por finalidade mostrar ao público português um pouco da produção cinematográfica que se faz na Europa e que muitas vezes não chega aos circuitos comerciais.

a