Vitória tranquila cimenta posição de candidato para o Académico

Era imperioso ganhar. O Académico entrou em campo neste último jogo da 18ª jornada a saber que com uma vitória ultrapassava o Vilafranquense e aproximava-se de Estrela da Amadora e Farense, equipas que atualmente ocupam posições de subida e play-off. E assim foi, no jogo dos Andrés – o Clóvis e o Gomes – a turma viseense trinfou por 2-0 sobre o Benfica B e colocou pressão nos seus oponentes mais diretos.

Por Bianca Leão

Foi um menino que impediu a goleada ao intervalo

Sabendo que o seu adversário sofreu treze golos nos últimos três jogos, o Académico entrou pressionante e com uma certa ansiedade para inaugurar rapidamente o marcador. O jogo estava bem pautado com os viseenses a terem bola e o Benfica B apenas a sair em transição, a aproveitar alguns passes mal efetuados por parte dos homens da casa.

Apesar dessa notória ansiedade por chegar ao golo, o certo é que o mesmo não aconteceu por culpa de André Gomes. O guarda-redes das jovens águias foi “pau para toda a obra”. Se a mão de oportunidades flagrantes do Académico começou com um tiro de Toro aos 14’ ao poste, após um livre direto, o guardião de 18 anos teve intervenções cirúrgicas às tentativas do trio Famana, Toro e Clóvis em abrir o placard.

Todo o primeiro tempo teve esta tomada de domínio viseense, sem os encarnados a incomodarem nenhuma vez Grill, que teve uns primeiros 45 minuto descansados. Apesar das diversas oportunidades de golo para o Académico, as equipas recolheram aos balneários com o zero a zero.

O show de Clóvis

No regresso das cabines nada mudou e a formação de Jorge Costa procurava afincadamente faturar. E assim aconteceu. Aos 50’, após um lançamento lateral e dois toques de cabeça dentro da área, a bola chegou a André Clóvis que marcou um golo majestoso. Golaço de bicicleta a levantar os mais de 1743 espetadores presentes no Fontelo.

Só dava Académico e a turma B do Benfica não conseguia ter a bola. Os meninos do Seixal não conseguiam ligar o jogo, o que facilitou a tarefa viseense em controlar a vantagem. Após novas oportunidades academistas para ampliar o marcador, apenas aos 85’, Grill foi chamado pela primeira vez para intervir verdadeiramente na partida, com alguma dificuldade, após um cabeceamento de Gerson.

A vitória parecia certa, e mais certa ficou quando encima do minuto 90’ o Académico viu-lhe ser marcada a favor uma grande penalidade, após João Tomé derrubar Milioransa dentro da área. Como é claro, Clóvis foi chamado a bater e não desperdiçou, apontando o 2-0 final e o seu bis na conta pessoal.

Com estes importantes três pontos, o Académico mete pressão na frente da Liga Portugal 2 Sabseg. Neste momento é quarto classificado com 31 pontos. A próxima jornada vai ser uma ronda interessante, visto que os quatro primeiros classificados vão jogar entre si, com o Académico a visitar o líder Moreirense e o Estrela a viajar até Faro, para defrontar o Farense.

Já o Benfica B averbou a quinta derrota em seis jogos, descendo assim à 10ª posição com 23 pontos. O próximo jogo dos encarnados será no dia 5 de fevereiro, na receção ao Tondela.

a