Perfil. Joe Biden, o presidente dos EUA que se livrou da guerra por ter asma

O atual Presidente dos Estados Unidos da América tem um percurso político invejável, mas quem é Joe Biden?

Por Frederico Oliveira

Vindo de uma família católica Joe Biden nasceu a 20 de novembro de 1942 em Scranton na Pensilvânia. Com uma infância conturbada devido a problemas financeiros teve, desde cedo, a missão de ajudar a sua família a manter-se, trabalhou como vendedor de carros usados o que representou uma grande ajuda para os seus pais.

Frequentou o ensino secundário na Archmere Academy, escola situada em Delaware cidade onde vivia, destacou-se pelo seu bom percurso académico desde o início e era visto como um líder nato entre os seus colegas. No ramo do desporto também se destacava diante dos seus colegas, sendo um dos jogadores mais importantes na equipa de futebol americano da sua escola.

Iniciando o seu percurso universitário entrou na Faculdade de Direito da Universidade de Syracuse, mas, apesar do sucesso até então, esta nova etapa não se revelou fácil, chegou até a dizer em relação à sua escola: “o buraco mais chato do mundo”. Durante esse período chegou até a ser acusado por plágio, algo que justificou como engano.

Este foi simplesmente o início do percurso do 46.º e atual Presidente dos Estados Unidos da América, de lá para cá foram anos ligados à advocacia, 36 anos como senador do Estado de Delaware e entre 2009 e 2017 foi vice-presidente dos Estados Unidos, enquanto Barack Obama exercia funções de Presidente.

Apesar deste trajeto todo que envolve muito sucesso, Joe Biden teve de lidar com um acontecimento que lhe mudou a vida. No dia 18 de dezembro de 1972 a sua primeira esposa e os seus filhos sofreram um acidente rodoviário em que a sua esposa e a sua filha de um ano faleceram.

Atualmente com 80 anos encontra-se provavelmente no auge da sua carreira política e tornou-se o 46º Presidente dos Estados Unidos da América.