Arranca Orçamento Participativo de Viseu com 85 projetos a votação

O 5º Orçamento Participativo (OP) de Viseu está disponível para votação a partir do dia 16 de junho. No total, são 85 os projetos que vão a votos, 58 dos quais são relativos à linha do OP Cidade-Jardim e 27 pertencentes à linha OP Cidade-Jardim Escolar. Sendo a votação universal, os viseenses têm até ao dia 18 de julho para votar nos seus projetos favoritos e assim escolher os vencedores desta edição.

Por Luís Silva

A comunidade tem à sua disposição três meios de votos. Um deles é via SMS gratuito, para o número 4343, cujo texto da mensagem deverá ser “OPV [espaço] nº do projeto” (no caso da linha Cidade-Jardim) e “OPJE [espaço] nº do projeto” (no caso da linha Cidade-Jardim Escolar). Caso pretenda votar em mais do que um projeto, deverá enviar um SMS autónomo com o respetivo número. Também está disponível uma votação online através do site https://www.viseuparticipa.pt/ . Cada pessoa poderá votar, no máximo, em 4 projetos da linha do OP Cidade-Jardim, e 2 da linha OP Cidade-Jardim Escolar.

A utilização do chamado Voto Inclusivo, que teve a sua estreia na última edição do Orçamento Participativo, regressa à Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva e “possibilita a todas as pessoas com deficiência ou necessidades especiais um ponto de voto adaptado, que garante uma votação segura e confidencial, cumprindo ainda com todas as normas de higiene e desinfeção”, assegura a autarquia de Viseu.

Todos os meios de votação garantem a legitimidade e confidencialidade ao longo de todo o processo. É necessário o Cartão de Cidadão quer para a votação através do Voto Inclusivo, quer através da plataforma online. Contudo, há novidades relativas à segurança: “a confirmação prévia, através de um código enviado por SMS para o número indicado pelo utilizador, permite evitar fraudes e manipulação de votos”, explica a Câmara Municipal de Viseu.

Das 111 propostas apresentadas pelos cidadãos, 85 projetos foram aprovados a votação. Após uma análise à elegibilidade das propostas, realizada pela equipa municipal do Orçamento Participativo, 2 foram alvo de exposições numa fase de reclamação. Uma das propostas que havia sido inicialmente rejeitada, acabou por fazer parte da lista de projetos finais (atual n.º 62 da linha OP Cidade-Jardim – ” PLAYGROUND – Urb. Quinta D´Rei – Parque Intergeracional”).

É de recordar que, relativamente à linha OP Cidade-Jardim, cada Freguesia tem a possibilidade de arrecadar 50 mil euros, traduzidos em um ou mais projetos vencedores. Já para a linha OP Cidade-Jardim Escolar, 20 mil euros é o valor máximo que cada escola poderá ganhar com os projetos mais votados.