Perfil. Assunção Cristas, a primeira mulher a liderar o CDS

Maria de Assunção Oliveira Cristas Machado da Graça, mais conhecida por Assunção Cristas, presidente do CDS-PP, nasceu no dia 28 de setembro de 1974 na cidade de Luanda, em Angola. É casada com Tiago da Graça e mãe de quatro filhos.

Por Catarina Relva

Assunção Cristas veio para Portugal com a família em 1995 e ingressou em 1997 na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Direito e Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos seus professores. Assunção Cristas efetuou um estágio em advocacia e em 1999 entrou na Ordem dos advogados.

Em 2005 realizou um doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e apresentou a sua tese “Transmissão Contratual do Direito de Crédito. Do Carácter Real do Direito de Crédito”. Em 2019 Assunção Cristas progrediu a sua carreira como professora associada do grupo de direito privado.

Assunção Cristas, primeira mulher líder do CDS incorporou a equipa do CDS-PP nas negociações com o PSD e iniciou a sua posse como ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território no XIX Governo Constitucional de Portugal, em junho de 2011.

Em 2013 Paulo Portas, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros concede a carta de demissão e Assunção Cristas toma posse como ministra da Agricultura e do Mar perdendo assim as pastas do Ambiente e do Ordenamento do Território para Jorge Moreira da Silva. Assunção Cristas engravidou nesse mesmo ano e foi assim declarada a primeira mulher a estar grávida enquanto ministra em Portugal.

Para além da atividade docente, tem da sua autoria vários textos jurídicos e colaborou em vários colóquios e seminários relacionados com direito privado e em projetos de investigação nacionais e internacionais. Foi ainda orientadora de mestrado e atualmente é vereadora da Câmara Municipal de Lisboa.