Covid-19: Empréstimos aos bancos portugueses continuam a aumentar e ultrapassam a Área do Euro

O Banco de Portugal apresentou ontem a nota de Informação Estatística relativa a setembro de 2020. Ao todo são cerca de 158 mil milhões de euros que o banco contabiliza nos Depósitos Particulares, um aumento de 0,2 pp face a agosto deste ano.

Por Daniel Fernandes

Os empréstimos pedidos aos bancos, em Portugal, continuam a aumentar mesmo em face da pandemia. Só o crédito ao consumo subiu em setembro 0,9%, face a agosto, fixando-se nos 2,7%, segundo o relatório divulgado ontem pelo Banco de Portugal. É um contraste com os valores da Área do Euro que viu reduzir de 0,3% para 0,2% a taxa de variação anual (tva) de agosto em relação a setembro. São valores bastante distantes daqueles registados no mesmo mês do ano anterior, onde a tva da Área do Euro se situava nos 6,3%.

A maior subida verifica-se, no entanto, no crédito às pequenas empresas, que subiu de agosto para setembro 1,3%, sendo que as grandes empresas mantiveram a tva (taxa de variação anual) em -0,7%, ou seja, um valor positivo comparado com o período homólogo do ano passado.

a