Número de desempregados no Algarve aumenta 27%

O número de desempregados no Algarve em setembro de 2020 registou um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Desde 2019 foram mais de 100 mil casos de desemprego destacando-se a região do país com maior aumento homólogo de desempregados inscritos.

Por Catarina Relva

Segundo o Diário de Notícias “como o inicio da pandemia de covid-19 coincidiu com o arranque das contratações para a época turística, milhares de pessoas nem sequer chegaram a ser contratadas, enquanto outras foram dispensadas ainda durante o período experimental”.

Em 2019 Faro era o concelho com mais desempregados do Algarve, com 342 pessoas inscritas. Em 2020 aumentaram em mais 155, sendo que o concelho com o maior número de desempregados foi Albufeira, com 965 registos, mais 464 que em 2019.

Albufeira é um dos concelhos de Portugal com mais turistas na época alta e este ano viu-se uma grande subida ao nível do mundo do trabalho, devido à situação por que estamos a passar. “No concelho de Albufeira, que concentra boa parte dos hotéis da região e cujos negócios giram quase todos à volta do turismo, a situação é preocupante” disse o presidente da Câmara, José Carlos Rolo à Lusa, citado pelo Diário de Notícias.

Tendo-se verificado um aumento do número de desempregados em todos os grupos, é de destacar o aumento entre as mulheres com 2136 casos, mais 799 que em setembro de 2019.

a