Desfile de Carnaval saiu à rua em Cinfães

Mais de dois mil participantes oriundos das escolas e das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho desfilaram, na tarde do dia 24 de fevereiro, pelas ruas da vila de Cinfães, no tradicional corso carnavalesco.
Entre palhaços, bombeiros, doceiras, pintores, gnomos, piratas e princesas, foram muitas as figuras do imaginário infantil a marcar presença no desfile organizado pelo município cinfanense.

Armando Mourisco, presidente da autarquia, sublinhou a importância desta atividade. “São milhares de pessoas que aqui estão. São cerca de dois mil figurantes e as ruas da vila estão cheias de gente com alegria, com cor, com vivacidade e é uma tradição que se mantém”, referiu.
A organização do evento coube à autarquia cinfanense, mas o presidente da Câmara de Cinfães não esquece a ajuda de todos. “Não era possível que isto acontecesse sem os agrupamentos de escolas, sem os pais e encarregados de educação, sem os professores, sem os funcionários, sem as associações de solidariedade, sem as associações humanitárias e sem a animação que é trazida pelos grupos do concelho”, disse o autarca, em tom de agradecimento.
Para além dos participantes no desfile, foram muitas as pessoas que quiseram assistir a este momento, algo que Armando Mourisco considera importante para a economia local.

“Desde que estamos na Câmara Municipal aumentamos em três vezes mais a despesa no comércio, na indústria e nas empresas cinfanenses. Este dia, em concreto, é importante para a dinâmica comercial da sede do concelho, mas é importante também para os dias futuros porque quem cá vem hoje vê a oferta que existe e com certeza voltará cá novamente”, congratulou-se o autarca cinfanense.
Manuel Pereira, diretor do Agrupamento de Escolas de Cinfães diz que a tradição do desfile de Carnaval é já de muitos anos. “O desfile de Carnaval é uma tradição do Agrupamento desde sempre, aliás, quem começou foi o 1.º Ciclo, em Cinfães, e mais tarde o Agrupamento. É uma organização que começou nas escolas, foi sempre acarinhada pela autarquia e neste momento é um grande investimento do próprio município que em termos de promoção turística e social investe bastante neste desfile”, assumiu Manuel Pereira.
No final do desfile, os participantes tiveram direito a um lanche oferecido pelo município tendo também a oportunidade de conviver ao som da música entoada pelas colunas colocadas junto ao Posto de Turismo da Vila de Cinfães.

Texto e foto: João Pereira