Banco Alimentar junta mais de 1900 toneladas de alimentos

A campanha do Banco Alimentar contra a fome recolheu mais de 1900 toneladas de alimentos nos últimos três dias. Os dados ainda não traduzem realmente aquilo que foi a jornada pois faltam as contabilizações dos hipermercados e supermercados que enceram às 23:00 e às 24:00.

Por António Santos

Até às 18:00 deste domingo, 3 de dezembro de 2023, a angariação já superava os valores de 2021 e do ano passado ainda com alguns bancos espalhados pelo país a realizar a contagem.

A recolha dos alimentos destina-se a cerca de 400 mil portugueses, o que representa 4% da população portuguesa.

A inflação,  a subida da taxa de juros  e a subida mensal das habitações contribuem para que mais pessoas recorram ao apoio alimentar.

O fim-de-semana, reuniu cerca de 40 mil voluntários que tornaram possível a campanha que decorreu nos últimos três dias sob o mote “A sua ajuda pode ser o que falta à mesa de uma família”. Tradicionalmente, o Banco Alimentar promove duas campanhas por ano para angariar alimentos básicos para pessoas com necessidades, como massa, arroz, leite, atum, feijão, bolachas ou cereais. Os bens são entregues aos voluntários à saída dos supermercados e encaminhados para os diversos armazéns do Banco Alimentar, espalhados de norte a sul do país.

a