20ª edição do “Jazz ao Centro” de volta às ruas de Coimbra

Regressa à “cidade dos estudantes”, um dos festivais de jazz mais prestigiados do país. Entre 22 de setembro e 23 de outubro, Coimbra dá a conhecer mestres da música de todo o mundo, durante a 20.ª edição dos encontros internacionais de Jazz da cidade.

Por Joana Barros e Verónica Oliveira

Coorganizado pelo Jazz ao Centro Clube (JACC) e pela Câmara Municipal de Coimbra desde 2003, a programação do festival inclui 11 concertos previstos, que contam com nomes como Peter Brötzman (14/10), Rodrigo Brandão (22/09), Alabaster dePlume (24/09), Maria João e Carlos Bica Quarteto (21/10), Nicole Mitchell (05/10) e Heather Leigh (14/10).

O evento estará presente em sete pontos turísticos, incluindo a Casa das Artes Bissaya Barreto, o Convento São Francisco, as antigas instalações da Coimbra Editora, o Museu Nacional Machado de Castro, o Teatro Académico de Gil Vicente, entre outros.

A JACC, associação sem fins lucrativos, defende a promoção, divulgação e ensino da cultura jazzística. A aposta nesta visão mais diferenciada, tem permitido a abertura a todo o tipo de “jazzes”, desde os mais tradicionais aos mais experimentais.

O equilíbrio entre a veia artística, cultural, social e sustentável estão presentes na política defendida pela organização. Também a cidade de Coimbra tem sido inspiração “na tentativa de não permanecer somente nos espaços convencionais de apresentação de concertos, promovendo a (re)descoberta de espaços singulares da cidade tanto como o encontro com novas sonoridades”, como afirma José Miguel Pereira, diretor do festival, à Glam Magazine.

O site do festival está disponível em https://www.jazzaocentroclube.pt/

a