Marcella Murari: “o repórter nunca é só repórter, ele é multifunção”

Perder tempo não é com ela. Marcella Murari trabalha com comunicação e jornalismo há 14 anos, formada na Unifran (Universidade de Franca) com pós-graduação em Gestão Cultural e ainda se especializando em rádio e televisão. Atualmente como assessora de gabinete do vice-prefeito Everton de Paula PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro).

Reportagem de Luana Luiz

No início do seu trajeto profissional, a assessora trabalhou como repórter policial, um dos maiores desafios da sua carreira. No seu primeiro mês, conta que levou um “susto”. “Fui acompanhar uma operação da polícia militar, esqueci de tirar meu crachá e o carro estava com o adesivo do jornal, então todo mundo já sabia que era a imprensa chegando, quando fui atravessar rua, ouvi uma voz dizendo ‘pega a repórter’ e senti uma mão no cabelo me puxando pra trás”, apesar do susto, hoje a história virou piada.

“Eu não consigo contar uma história sem me envolver com ela”, refere Marcella Murari que fala sobre mais um episódio marcante que a elegeu ao Prêmio Imprensa, feito pelo extinto jornal Diário da Franca, do colunista Well Miguel, como repórter destaque do jornal impresso. Após acompanhar o caso da jovem Núbia Ribeiro, que foi assassinada pela rival e mais dois envolvidos, a assessora conta que acompanhou de perto todo o caso e que acabou se envolvendo demais,  mas deixa frisado  que “essa humanização que eu tentei trazer em todas as minhas reportagens policiais, foram importantes até mesmo para as famílias, por que elas se sentiam confortáveis em dar entrevista, falar a respeito e tentar dividir a dor com a população”.

A assessora é multifuncional. Além do cargo atual, Marcella Murari é revisora de um jornal e site chamado RG Notícias, portal de notícias para a região de Franca, São Paulo. Vai dar início a um novo programa, o zoom, que pretende reavivar o seu lado repórter de novo, no qual vai entrevistar pessoas e disponibilizar alguns podcasts especiais.

Atualmente, criou um projeto chamado “Sociedade Organizada”, que é uma agência de notícias que pratica jornalismo investigativo, com o objetivo de quebrar as fake news e de ser um veículo de comunicação democrático. Futuramente, a assessora vai iniciar percurso numa nova rádio, a Rádio Cidade.

O gosto pela leitura e escrita vem desde criança. “Aos oito anos fiz uma redação e a professora chamou a minha mãe e disse que eu teria alguma aptidão pra isso” conta acrescentando que, com 15 anos começou a escrever para um site, sobre a banda KISS e sobre rock em modo geral. Desde então, ela não parou mais.

Ainda que a paixão pela comunicação e jornalismo seja clara, Marcella Murari fala sobre os desafios que essa profissão enfrenta nos dias atuais, pois “nossa profissão nunca foi tão questionada como agora, época em que as notícias falsas se propagam com mais facilidade do que as notícias verídicas” e “os jornalistas são hostilizados por isso”, conclui.

A assessora finaliza que “o repórter nunca é só repórter, ele é multifunção” e deixa um recado para quem sonha seguir a carreira de jornalista “se você quer seguir jornalismo, você precisa amar o que faz”.