ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU

Matemática

para a Sala de Aula

           

Início                                      por uma melhor aprendizagem da Matemática  

 

 

PFCM - Programa de Formação Contínua  em Matemática

 

Projeto Princípios Objetivos Programa Formadores Avaliação    

 

 

 

2005-2011

 

 

PFCM - Programa de

Formação Contínua

em Matemática

Para Professores dos 1º e 2º Ciclos

 

 

 

 

 

 

 

PROTOCOLO

Ministério da Educação

Escola Superior de Educação - Viseu

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola Superior de Educação de Viseu

R. Maximiano Aragão

3504-501 VISEU

 

O que deve saber sobre o PFCM:

 

O que se pretende com o programa?

    Este Programa teve como meta última a melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos portugueses dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e, também, o desenvolvimento de uma atitude favorável em relação a esta área curricular. Para isso, pretende-se: a) o aprofundamento do conhecimento matemático, didáctico e curricular dos professores do 1º ciclo envolvidos; b) a implementação de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática; c) o desenvolvimento de atitudes positivas dos professores relativamente à Matemática; d) a criação de dinâmicas de trabalho em colaboração entre os professores e e) a promoção de trabalho em rede entre escolas e agrupamentos.

 

A quem se dirige o programa?

O programa dirigiu-se a professores dos 1.º e 2.º ciclos que estejam a leccionar Matemática. Terão prioridade os professores que estejam a leccionar o novo programa de Matemática e depois os que nunca participaram no PFCM.

 

Qual a sua duração?

 O programa tinha a duração de um ano lectivo.

 

O que se propõe?

Os formandos tinham ao longo do ano:

(i) 12 sessões conjuntas de 3h, conduzidas pelo formador;

(ii) 4 sessões de acompanhamento em sala de aula.

 

 

O que tem o professor a ganhar?

Este trabalho permitiiu:

  • §   O desenvolvimento profissional na área da Matemática e da Didáctica da Matemática;

  •  Apoio à implementação do novo programa de Matemática do Ensino Básico;

  • §   A troca de experiências com outros profissionais;

  • §   O acesso a materiais, textos e tarefas matemáticas;

  •  No final, será passado um diploma pela Escola Superior de Educação de Viseu (formação creditada).