Apresentação


A Escola Superior de Educação de Viseu, em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), o Centro de Competências do TIC do Instituto Politécnico de Viseu (CCTIC-IPV) e o Centro de Competências do TIC da Universidade do Minho (CCTIC-UM), organiza nos dias 21 e 22 de outubro de 2022 (em formato online), o SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS.

Este congresso internacional centra-se nas problemáticas associadas à promoção da educação inclusiva num contexto de diversidade e pretende analisar os diferentes sentidos que influenciam atualmente a educação, nomeadamente as direções, ideias e sensibilidades relativas a questões conceptuais e/operacionais da articulação entre as literacias, a educação inclusiva e tecnologias junto de públicos-alvo diversificados (ex. universitários, profissionais da educação no ativo e científicas), com vista à promoção de um benefício mútuo entre profissionais da educação, investigadores e futuros profissionais da educação.

Surge num contexto de valorização crescente do humanismo social e académico, enquanto valores comuns essenciais na educação mundial. Tem em consideração que a transformação da educação poderá ocorrer através da mudança de pedagogias, por vezes promovida pelas tecnologias com o intuito de se criar um sentido de cidadania partilhada de colaboração, aceitação da diversidade, empatia e equidade no acesso a informações e recursos. Apresenta como questão base: “Como promover uma Educação inclusiva num contexto de diversidade, com recurso às tecnologias e às literacias?”

O congresso inclui duas conferências plenárias, três painéis temáticos e dois espaços abertos à submissão de pósteres e de comunicações orais na(s) área(s) da Inclusão, Tecnologias e/ou Literacias.

Público-alvo: Alunos de cursos na área da educação, em especial os alunos da Licenciatura de Educação Básica, Licenciatura em Educação Social, do CTeSP de Apoio à Infância da ESEV, Mestrado em Educação Especial, Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino Básico 1.º Ciclo, Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Mestrado do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências do 2.º Ciclo, Mestrado em Comunicação Aplicada, Mestrado do 1.º Ciclo do Ensino Básico e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, mas não exclusivamente, bem como profissionais na área da educação no ativo e investigadores.

Programa

Sexta-feira, 21 de outubro (online)
9:30 – 10:00
Sessão de abertura

10:00 – 11:30
Painel 1 - “Tecnologias e Literacias Digitais ao Serviço da Educação Inclusiva”
Doutora Sara Pereira, Universidade do Minho
Doutora Oksana Tymoshchuk, Universidade de Aveiro
Doutor Jaime Ribeiro, Politécnico de Leiria

11:30 – 11:45
Síntese do painel 1

11:45 – 14:00
Pausa para Almoço

14:00 – 15:00
Conferência Plenária 1 – “Powerful Web-Based Tools to Improve Literacy Irrespective of Geographic or Economic Boundaries” - Professora Doutora Kay Wijekumar, Texas A&M University

15:00 – 15:15
Pausa

15:15 – 16:45
Painel 2 – “Das Literacias às Perturbações de Aprendizagem Específicas”
Doutor Luís Filipe Barbeiro, Instituto Politécnico de Leiria
Doutora Fátima Almeida, DISLEX - Associação Portuguesa de Dislexia
Doutor Vítor Cruz, Universidade de Lisboa

16:45 – 17:00
Síntese do painel 2

17:00 – 17:15
Pausa

17:15 – 18:45
Sessões paralelas de Comunicações 1 / Posters


Sábado, 22 de outubro de 2022
9:45 – 10:45
Conferência Plenária 2 – “Desafios da Educação Inclusiva e das Práticas”
Doutora Maria Dulce Gonçalves, Universidade de Lisboa

10:45 – 11:00
Pausa

11:00 – 12:30
Painel 3 – “Participação e Educação Inclusiva”
Doutora Catarina Grande, Universidade do Porto
Doutora Cecília Aguiar, Instituto Universitário de Lisboa
Doutora Manuela Sanches Ferreira, Instituto Politécnico do Porto

12:30 – 12:45
Síntese de painel 3

12:45 – 14:00
Pausa para almoço

14:00 – 15:30
Sessões paralelas de Comunicações 2

15:30 –15:45
Sessão de encerramento

Datas importantes

Até 12 de outubro envio de resumo de póster e/ou comunicação oral (prazo alargado).
Até 18 de outubro decisão sobre a aceitação de póster e/ou comunicação oral.
Até 17 de outubro divulgação do programa.
Até 19 de outubro envio de resumo para publicação no Livro de Resumos
Até 20 de outubro inscrição no congresso.

Publicações

CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS publicará, posteriormente ao evento, o Livro de Resumos a partir das comunicações e posters selecionados para apresentarem neste evento, com ISBN. Publicar-se-á, ainda, um e-book do congresso, com textos de 10 a 12 páginas a partir das intervenções nas conferências plenárias, painéis e das sínteses obtidas ao longo do evento (com ISBN).

Ação de formação

Ação de formação de curta duração acreditada. Encontram-se acreditadas duas ações de curta duração (21 de outubro, 6h; 22 de outubro, 4h), do SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS. A inscrição e frequência no evento é fundamental para a obtenção de certificado de realização da(s) ação/ações de formação, e creditação do formando da(s) ação/ações, reconhecida pelo Conselho Científico Pedagógico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.

Inscrição

A inscrição no SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS é gratuita, contudo deverá ser realizada até dia 20 de outubro de 2022 na página online do evento: >>Inscrição<< Poderá participar neste evento como autor (comunicação e/ou póster) submetendo um resumo ou como assistente. Se for docente do sistema de ensino português pode participar como formando/a. For registration in English, please send email to sentidos@esev.ipv.pt Acesso às sessões O acesso a cada uma das sessões (plenárias, painéis, comunicações e/pósteres) será disponibilizado aos participantes após a realização da inscrição no Congresso.

Chamada para submissão - Comunicações Orais e Pósteres

No SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS existe a possibilidade de apresentação de trabalhos como autor/a, partilhando as suas investigações, projetos de intervenção em contextos educativos, experiências de ensino e/ou formação.
Aceitam-se duas tipologias de submissões: Comunicações orais e Comunicações em Póster. Os participantes poderão enviar as suas propostas através da plataforma EasyChair – https://easychair.org/conferences/?conf=sentidos2022 , até 6 de outubro de 2022. A proposta de submissão consiste no envio de um resumo, entre 300 e 500 palavras, em português, inglês ou espanhol. O(s) autor(es) pode(em) apresentar no máximo duas comunicações e um póster neste evento. Podem submeter os trabalhos a um dos três eixos possíveis: (I) Tecnologias e Literacias Digitais ao Serviço da Educação Inclusiva; (II) Das Literacias às Perturbações de Aprendizagem Específicas ou (III) Participação e Educação Inclusiva. Note que na fase de submissão não deve identificar os autores e afiliação no resumo submetido a revisão cega de pares. Após a aceitação, os autores podem acrescentar os dados pessoais ao(s) trabalho(s) aceite(s).

Apresentação de Comunicações Orais e Pósteres
As sessões de apresentação de comunicações agregam várias propostas, prevendo-se a duração de 15 a 20 minutos para cada uma. No caso dos pósteres, cada apresentação está prevista para 7 minutos. Cada sessão terá moderação assegurada pela comissão científica.

Comissões

Comissão Organizadora

Ana Isabel Silva
Ana Paula Cardoso
Carla Lacerda
Catarina Liane Araújo
Cristina Gomes
Henrique Ramalho
João Rocha
Maria Figueiredo
Paula Xavier
Sara Felizardo



Comissão Consultiva

Ana Paula Loução Martins, Universidade do Minho
António José Osório, Universidade do Minho



Comissão Científica

Altina Ramos, Universidade do Minho
Amanda Franco, Instituto Politécnico de Viseu
Ana Berta Alves, Instituto Politécnico de Viseu
Ana Isabel Silva, Instituto Politécnico de Viseu
Ana Loureiro, Instituto Politécnico de Santarém
Ana Oliveira, CI&DEI, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria
Ana Paula Cardoso, Instituto Politécnico de Viseu
Ana Paula Loução Martins, Universidade do Minho
Ana Paula Pereira, Universidade do Minho
Ana Serrano, Universidade do Minho
Anabela Santos, Universidade do Minho
Andréa Tonini, Universidade Federal de Santa Maria
António José Osório, Universidade do Minho
António Moreira, Universidade de Aveiro
Belmiro Rego, Instituto Politécnico de Viseu
Carla Lacerda, Instituto Politécnico de Viseu
Catarina Grande, Universidade do Porto
Catarina Liane Araújo, Instituto Politécnico de Viseu
Cátia Magalhães, Instituto Politécnico de Viseu
Cecília Aguiar, Instituto Universitário de Lisboa
Cristina Azevedo Gomes, Instituto Politécnico de Viseu
Emília Martins, Instituto Politécnico de Viseu
Esperança Ribeiro, Instituto Politécnico de Viseu
Filomeno Tavares, Universidade de Cabo Verde
Fernanda Leopoldina Viana, Universidade do Minho
Francisco Godinho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Helena Araújo e Sá, Universidade de Aveiro
Helena Reis, Politécnico de Leiria (ESSLei e ciTechCare)
Hélia Pinto, Instituto Politécnico de Leiria
Henrique Ramalho, Instituto Politécnico de Viseu
Iris Pereira, Universidade do Minho
Isabel Aires Matos, Instituto Politécnico de Viseu
Isabel Correia, Instituto Politécnico de Coimbra
Isabel Festas, Universidade de Coimbra
Jaime Ribeiro, Politécnico de Leiria
João Rocha, Instituto Politécnico de Viseu
José Sargento, Instituto Politécnico de Viseu
Kay Wijekumar, Texas A&M University
Lia Araújo, Instituto Politécnico de Viseu
Lúcia Amante, Universidade Aberta (UAb) e Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Le@D)
Luís Filipe Barbeiro, Instituto Politécnico de Leiria
Luís Valente, Universidade do Minho
Manuel Meirinhos, Instituto Politécnico de Bragança
Manuela Sanches Ferreira, Instituto Politécnico do Porto
Maria Figueiredo, Instituto Politécnico de Viseu
Maria João Amante, Instituto Politécnico de Viseu
Maria João Macário, Instituto Politécnico de Viseu
Maribel Miranda-Pinto, Universidade Aberta
Paula Santos, Universidade de Aveiro
Paula Vaz, Instituto Politécnico de Bragança
Paula Xavier, Instituto Politécnico de Viseu
Pedro Tadeu, Instituto Politécnico da Guarda
Rosina Fernandes, Instituto Politécnico de Viseu
Rui Alves, Universidade do Porto
Rui Teles, Instituto Politécnico do Porto
São Luís Castro, Universidade do Porto
Sara Felizardo, Instituto Politécnico de Viseu
Sara Pereira, Universidade do Minho
Sofia Campos, Instituto Politécnico de Viseu
Sofia Marques da Silva, Universidade do Porto
Susan O'Rourke, Carlow University
Susana Fonseca, Instituto Politécnico de Viseu
Teresa Castro, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Valter Alves, Instituto Politécnico de Viseu
Vitor Cruz, Universidade de Lisboa

Contactos

Para mais informações, poderá contactar-nos através de:


E-mail: sentidos@esev.ipv.pt
Telefone: 232 419 000

Morada:
Escola Superior de Educação de Viseu
Rua Maximiano Aragão
3504 - 501

-->