Face à adesão e envolvimento verificados nas edições anteriores do Seminário, realizadas em 2019 e 2021, as docentes e os alunos e alunas das Unidades Curriculares de Política Social e de Saúde Infanto-Juvenil, Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude e Seminário de apoio à Dissertação/Projeto/Estágio, do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, da Escola Superior de Educação de Viseu, estão a organizar o III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia O evento irá decorrer no dia 3 de junho de 2022, em formato online, com recurso à plataforma Zoom. Tem como destinatários/as estudantes, investigadores/as e profissionais da área social e educação, assim como todas as pessoas que tenham interesse pelas temáticas subjacentes. Esta terceira edição irá centrar-se nas temáticas da prevenção, proteção e promoção da autonomia no contexto da intervenção que é realizada no sistema de promoção de direitos e de proteção de crianças e jovens em risco e perigo. Pretende-se sensibilizar a comunidade e mobilizar os/as profissionais para estas problemáticas, dar a conhecer estudos científicos nacionais/internacionais e partilhar experiências profissionais no sentido de desencadear uma atitude reflexiva que possa sustentar a intervenção. O programa inclui comunicações de investigadores e profissionais do terreno, de âmbito nacional e internacional, abrangendo contributos que se situam desde o nível das políticas, ao da investigação e intervenção.
9h00– Sessão de Abertura
Sr. Presidente do Instituto Politécnico de Viseu – José Costa
Sra. Presidente da Escola Superior de Educação de Viseu – Cristina Azevedo Gomes
Sra. Coordenadora do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco – Susana Fonseca
Organização do Seminário - Maria João Amante
9h30 – Painel I – Prevenção
Moderação - ESEV- IPV
Inês Guiomar – Direção Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Deibe Fernández-Simo – Faculdade de Educação e Trabalho Social, Universidade de Vigo, Espanha
Melissa Oliveira – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Andy Bilson – Emeritus Professor of Social Work, University of Central Lancashire; Visiting Researcher, Department of Public Health and Primary Care, University of Cambridge; Adjunct Professor, Social Work and Social Policy, University of Western Australia
Pausa (15m)
11h30 – 12h15
Conferência Plenária - “Virar a página: com foco na saúde psicológica dos jovens e dos seus ecossistemas pós pandemia”
Moderação - ESEV- IPV
Margarida Gaspar de Matos - Instituto de Saúde Ambiental, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, Portugal
ALMOÇO
14h30 – Painel II – Proteção
Moderação ESEV- IPV
Paulo Delgado – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Maria Ducharne – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Projeto AdoPt, Portugal
Bernadette Tillard – Univ. Lille, CNRS, UMR 8019 - CLERSE - Centre Lillois d’ Études et de Recherches Sociologiques et Économiques, F-59000 Lille, France
Elisa Altafim – FMRP, Universidade de S. Paulo, LAPREDES; Especialista na Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pausa (5m)
15h50 – Painel III – Autonomia
Moderação ESEV- IPV
Edgar Campos – Doutorando, Faculdade de Educação e Trabalho Social, Universidade de Vigo, Espanha
Joana Lobo – Subcoordenação das respostas de Autonomia e Integração no Programa de Cuidados Alternativos, Direção Nacional de Programas da Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal
Laila Skoczylas - Asociación Civil Doncel, Argentina
Carlos Rosón Varela - Projeto Mentor, Igaxes, Galiza, Espanha
Sessão de Encerramento
Comissão Organizadora
Alunos do 1º ano do Mestrado IPCJR
Alunos do 2º ano do Mestrado IPCJR
Cátia Magalhães
Maria João Amante
Paula Xavier
Susana Fonseca
Comissão Científica
Andy Bilson – Emeritus Professor of Social Work, University of Central Lancashire; Visiting Researcher, Department of Public Health and Primary Care, University of Cambridge; Adjunct Professor, Social Work and Social Policy, University of Western Australiaa
Bernadette Tillard – Univ.. Lille, CNRS, UMR 8019 - CLERSE - Centre Lillois d’ Études et de Recherches sociologiques et Économiques, F-59000 Lille, France
Carlos Rosón Varela – Igaxe, Espanha
Cátia Magalhães – ESE, Instituto Politécnico de Viseu, CI&DEI (Centro de Estudos em Educação e Inovação), Portugal
Deibe Fernández-Simo - Faculdade de Educação e Trabalho Social, Universidade de Vigo, Espanha
Edgar Campos - Faculdade de Educação e Trabalho Social, Universidade de Vigo, Espanha
Elisa Altafim – FMRP, Universidade de S. Paulo, LAPREDES; Especialista na Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Esperança Ribeiro - ESE, Instituto Politécnico de Viseu, CI&DEI (Centro de Estudos em Educação e Inovação), Portugal
José Sargento - ESE, Instituto Politécnico de Viseu, CI&DEI (Centro de Estudos em Educação e Inovação), Portugal
Laila Skoczylas – Asociación Civil Doncel, Argentina
Leandra Cordeiro - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Marco Henriques - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Maria Ducharne – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
Maria João Amante –- ESE, Instituto Politécnico de Viseu, CI&DEI (Centro de Estudos em Educação e Inovação), Portugal
Maria José Martins – ESECS, Instituto Politécnico de Portalegre, Centro de investigação VALORIZA, Portugal
María Victoria Carrera Fernández - Faculdade de Educação e Trabalho Social, Universidade de Vigo, Espanha
Margarida Gaspar de Matos - Instituto de Saúde Ambiental, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, Portugal
Melissa Oliveira Pereira - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Michele Knox - Departamento de Psiquiatria, Universidade de Toledo, College of Medicine and Life Sciences, Toledo, Ohio, EUA
Paula Xavier - ESE, Instituto Politécnico de Viseu, CI&DEI (Centro de Estudos em Educação e Inovação), Portugal
Paulo Delgado - ESE, Instituto Politécnico do Porto, inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação), Portugal
Rosina Fernandes - ESE, Instituto Politécnico de Viseu, CI&DEI (Centro de Estudos em Educação e Inovação), Portugal
Sandra Antunes - ESTGL, Instituto Politécnico de Viseu, CI&DEI (Centro de Estudos em Educação e Inovação), Portugal
Sara Felizardo - ESE, Instituto Politécnico de Viseu, CI&DEI (Centro de Estudos em Educação e Inovação), Portugal
Sofia Ramalho - Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Susana Fonseca - ESE, Instituto Politécnico de Viseu, CI&DEI (Centro de Estudos em Educação e Inovação), Portugal
Xosé Cid Fernández - Faculdade de Educação e Trabalho Social, Universidade de Vigo, Espanha
Colaboração Técnica:
Eng. David Abrantes
Dra. Sílvia Vasconcelos
Será organizado um e-book aberto à colaboração dos oradores do Seminário
e também aos participantes que pretendam submeter artigos dentro das temáticas do evento.
Os artigos serão sujeitos a revisão cega da Comissão Científica.
>Normas<