14h00
Sessão de Abertura
Presidência da ESEV, Direção do DPCE, Coordenação de Curso da LES, e Comissão de Organização
O 10.º Seminário Novos & Velhos: desafios da prática e da investigação, organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu, aborda temáticas sobre a intervenção com os mais novos, com os mais velhos e com ambas as gerações. Pretende ser um espaço de partilha de boas práticas, diálogo e reflexão em torno das dinâmicas atuais nestas áreas de investigação e intervenção. Esperamos que a participação neste evento seja educativa e inspire o desenvolvimento de atividades promotoras de participação e bem-estar junto destes públicos.
31/maio/2023, 14h – Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV)
14h00
Sessão de Abertura
Presidência da ESEV, Direção do DPCE, Coordenação de Curso da LES, e Comissão de Organização
14h30
Programa Aconchego
Hugo Tavares
15h15
Intervalo
15h30
Metodologias etnográficas, visuais e participatórias: contributos da investigação sobre agência política juvenil para aproximar novas e velhas práticas de cidadania
Carla Malafaia
16h15
Desafios e oportunidades na intervenção em meios rurais: o projeto CLDS 4G Aguiar no coração
Altino Pinto, Rúben Amorim e Inês Cardoso
17h00
Encerramento
Hugo Tavares
Licenciado em Gestão e pós-graduado em Economia Financeira e em Avaliação e Gestão de Serviços. É quadro do Instituto de Segurança Social onde exerceu funções de dirigente em diversas áreas orgânicas durante cerca de duas décadas. É dirigente no Município do Porto na área da Coesão Social desde 2018. Atualmente, exerce as funções de Chefe da Divisão de Desenvolvimento e Inovação Social, unidade orgânica que tem por especial enfoque o desenvolvimento de programas e projetos municipais dirigidos à população idosa.
Carla Malafaia
Investigadora Principal no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) na FPCE da Universidade do Porto. Coordenou o projeto etnográfico português do ImagiDem “Imagi(ni)ng Democracy: European youth becoming citizens by visual participation”. Atualmente, coordena a equipa da Universidade do Porto no JustFutures “Futuros Climáticos e Transformações Justas: Narrativas e Imaginários Políticos dos Jovens”, assim como o WP1 do ClimActiC “CidadaniaPeloClima: Criando Pontes entre Cidadania e Ciência para a Adaptação Climática”. Publicou mais de 20 artigos em revistas, é co-autora de dois livros, um e-book e autora de diversos capítulos de livros. É membro do Centre for Sociology of Democracy (Finlândia).
Altino Pinto
Coordenador do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4.ª Geração (CLDS 4G) de Aguiar da Beira - “Aguiar no Coração”, tendo coordenado também a 3.ª Geração do programa entre 2015 e 2019. Tem ainda uma vasta experiência empresarial e profissional na área da comunicação e jornalismo, no associativismo local e na promoção de iniciativas culturais, desportivas e sociais.
Rúben Amorim
Técnico Superior de Educação Social e Mestre em Empreendedorismo e Criação de Empresas. Técnico do CSP Dornelas no âmbito do CLDS 4G e responsável pelo Eixo II - Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza infantil. Presidente da CPCJ de Aguiar da Beira.
Inês Cardoso
Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação de Viseu e Mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo pela Faculdade de Economia e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Universidade de Coimbra. Especialização em Igualdade de Género. Técnica de Apoio à Vítima. Técnica Superior de Educação Social no Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G Aguiar no Coração, responsável pelo Eixo III - Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa.
Este evento é organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, no âmbito do curso de Licenciatura em Educação Social. Resulta da colaboração entre as Unidades Curriculares de Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens e Intervenção Socioeducativa com Pessoas Idosas.
Os materiais de comunicação, incluindo este website, foram realizados por um grupo de estudantes de Tecnologias e Design de Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, no âmbito da Unidade Curricular de Projeto Integrado II: Rita Coelho, Inês Martins, João Novais, José Diogo, Ana Figueiredo, e Inês Freitas.