J A S M

Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior (JASM)

A inovação pedagógica está no centro das prioridades do ensino superior (ES), com a preocupação em renovar as suas práticas no intuito de motivar os estudantes e de proporcionar experiências adaptadas à realidade profissional. O aperfeiçoamento nas línguas estrangeiras (LE), sobretudo com estudantes que não seguem formação em línguas, não escapa a este questionamento, até porque as competências em LE no mundo do trabalho são reconhecidas por unanimidade como vitais, sendo por isso, de pleno direito a sua inclusão nos planos de formação. A abordagem pelo recurso da pedagogia de projeto, numa perspetiva de interdisciplinaridade e de trabalho colaborativo, com recurso à multimodalidade na comunicação, é uma aposta consistente para trabalhar as várias dimensões da linguagem em francês e inglês, nas suas ligações com as representações mentais. O projeto JASM visa desenvolver uma experiência de pedagogia ativa na Escola Superior de Educação de Viseu, com alunos do curso de 1º ciclo em Comunicação Social, inscritos nas várias unidades curriculares de LE no sentido de promover a aquisição de competências multilingues e o desenvolvimento duma consciência plurilingue graças à mobilização das várias dimensões da linguagem (estética e emocional, para além da cognitiva), num trabalho criativo, colaborativo e interdisciplinar. Destaca-se neste projeto a questão da interdisciplinaridade, aliando as LE à arte digital.

O projeto JASM consiste numa experiência de inovação aberta (abordagens plurais e criativas da diversidade) realizada com alunos do curso de Comunicação Social (1º e 2º anos) da Escola Superior de Educação de Viseu. A hipótese de investigação é a de que a utilização de metodologias de aprendizagem ativa, em comparação com as estratégias tradicionais, permite aumentar a motivação e a autonomia dos estudantes, bem como melhorar o processo interativo entre os estudantes e entre estes e os docentes bem como incrementar a aquisição de conhecimentos/ competências em LE.

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