Colóquio sobre o Caminho Português Interior de Santiago promovido pelo Politécnico de Viseu

No próximo dia 27 de agosto, quinta-feira, pelas 18h30, O Museu Nacional Grão Vasco (MNGV) vai acolher o colóquio “Caminho Português Interior de Santiago: Novos Olhares”. Com entrada gratuita, sujeita a inscrição, será ainda possível participar previamente, às 17h30, numa visita à exposição “A Natureza está no interior”.

Promovido pelo IPV e pela Escola Superior de Educação de Viseu, o evento conta com intervenções de João Nunes, docente da ESEV, Odete Paiva, Diretora do MNGV, Vítor Martinho, docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viseu e João Luís Garcês, docente da ESEV.

Com o objetivo de dar resposta a questões como quem eram os peregrinos, quais as suas origens e o porquê de utilizarem este roteiro, a conferência apresenta as primeiras referências documentais da existência de uma possível via que atravessava a região de Viseu e se dirigia a Santiago de Compostela, datando até ao tempo do século XII.

Desde o século XII até 2007, com a reabilitação do Caminho do Interior, o colóquio finaliza com a sinalização e inauguração em 2012, com a mesma rota do passado.