Cubo Mágico com balanço positivo

Duas semanas após o arranque, o município de Viseu fez o primeiro balanço daquele que é o substituto da Feira de S. Mateus este verão. De um ponto organizacional e público, António Almeida Henriques, presidente da câmara de Viseu, considera o resultado bastante positivo.

De 21 de julho a 21 de agosto o campo de viriato recebe um movimento intercultural com uma programação completa em todos os cantos da arte. Até ao dia 4 de agosto foram contabilizados cerca de duas centenas de micro-eventos, dispersados pela cidade e pelo tempo.

Para o Presidente da câmara municipal de Viseu, António Almeida Henriques, “com esta experiência inovadora, Viseu está a fazer uma importante aprendizagem e a construir uma alternativa, um modelo que é indispensável à retoma económica local. Sentimos que o público está a recompensar de forma colaborativa e cívica este esforço”.

Em todos os espaços fechados é obrigatório o uso de máscara, bem como o distanciamento social e a higienização frequente das mãos.

Em termos culturais, o presidente da câmara defende que o Cubo Mágico permitiu ao município de Viseu a encontrar “uma chave para reativar e estimular uma agenda cultural e turística local”.

O projeto permitiu a retoma da atividade de cerca de 400 operadores económicos e culturais, que, em 2020, sofreram perdas grandes devido à pandemia do covid-19.

a