Webinars da DIN deram a conhecer NIR e Butirex C4

A pandemia de covid-19 veio alterar a forma de trabalhar, de aprender, de formar e de partilhar conhecimento. A DIN – Desenvolvimento e Inovação Nutricional, empresa com sede em Santa Comba Dão, soube adaptar-se a esta nova realidade e recorreu às plataformas digitais para estar mais perto de clientes e parceiros.

Depois do primeiro webinar sobre Stress Térmico, que superou as expectativas, realizaram-se mais dois webinars, um sobre o equipamento e serviço NIR, disponibilizado pelo Laboratório de Investigação e Desenvolvimento da DIN, e outro sobre o produto Butirex C4.

O webinar do NIR contou com a participação de clientes da DIN e do laboratório e teve como objetivo promover o Laboratório de Investigação e Desenvolvimento (LID) e o equipamento e serviços NIR. O foco desta conferência online foi a versatilidade do NIR, vantagens na sua implementação e a disponibilização de serviços personalizados consoante as necessidades e objetivos do cliente.

A tecnologia de espectroscopia no infravermelho próximo, ou NIR (NearInfrared Spectroscopy, em inglês), é uma das mais versáteis e promissoras ferramentas destes setores. Trata-se de uma tecnologia que permite analisar amostras de alimentos para animais e géneros alimentícios e obter os resultados em tempo real. É uma técnica não destrutiva, pelo que a amostra mantém-se intacta, não utiliza produtos químicos e consumíveis, a leitura é simples e rápida e permite analisar diversos parâmetros em simultâneo.

Os clientes poderão ter também o seu próprio NIR, sendo que as calibrações instaladas são fornecidas pelo LID. As matrizes calibradas correspondem às necessidades de cada cliente, seja no setor da alimentação humana ou no setor da alimentação animal.

Para perceberem quais as vantagens do NIR, os participantes contaram com as intervenções de Rosa Gomes, responsável técnica do LID, e Andreia Nunes, técnica superior do LID.

a