Millenium edita número especial para assinalar os 40 anos do Politécnico de Viseu

Madalena Cunha, diretora da revista científica do Politécnico de Viseu, destaca as mudanças efetivas nas empresas e na sociedade que esta publicação pretende produzir.

“IPV 40 anos – 40 artigos” é a temática de um número especial da revista científica Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health do Politécnico de Viseu (PV), com capa de junho de 2020.

Esta edição, que se insere no programa comemorativo dos 40 anos do Politécnico de Viseu (PV), inclui simbolicamente 40 artigos de diversos autores portugueses e brasileiros, divididos por secções temáticas, correspondentes a áreas formativas das escolas superiores da instituição: Ciências Agrárias, Alimentares e Veterinárias; Ciências da Vida e da Saúde; Educação e Desenvolvimento Social; Engenharias; Tecnologia; Gestão e Turismo.

Do bloco editorial de “IPV 40 anos – 40 artigos” fazem parte reflexões sobre as investigações qualitativa e quantitativa, um inédito de Carlos Fiolhais (físico, ensaísta e docente universitário), sobre a relação da música com a ciência, a que se juntam textos da direção da revista e do presidente do PV.

Investigadores, professores e outros profissionais participam nesta edição, com assuntos tão diversos como engenharia alimentar, desafios da desinformação e das “fake news”, homoparentalidade, organização de espaços para outras aprendizagens, gestão da dor, estudos realizados com consumidores de substâncias psicoativas, maternidade, saúde mental de crianças refugiadas, resiliência das crianças e jovens, qualidade dos cuidados de enfermagem, estimulação cognitiva na população sénior, ganhos de saúde dos utentes de cuidados continuados integrados, reabilitação da pessoa com doença oncológica, perceção sobre a sexualidade em adolescentes invisuais, satisfação de cuidados paliativos, propriedade e estrutura da dívida, importância das certificações ecológicas e das TIC na promoção do turismo sustentável, redes sociais e engagement, educação inclusiva do assistente social, de entre outros textos selecionados para este número especial.

revista científica Millenium, editada pelo Politécnico de Viseu com periodicidade quadrimestral, tem acesso livre e gratuito e está disponível on-line, versões portuguesa e inglesa. Edição na íntegra disponível AQUI.

A política editorial segue os critérios do Diretório de Revistas de Acesso Aberto/Directory of Open Access Journals – DOAJ, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor.

Atualmente a revista está indexada na DIALNET – Dialnet, LATINDEX – Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal e avaliada pela QUALIS / CAPES. A publicação conta com 172 revisores nacionais – 72 externos e 100 do PV – e mais de 50 colaboradores internacionais, no conselho editorial e em revisores de pares, oriundos de 4 continentes e 10 países.“O conhecimento produzido e divulgado por esta via pretende produzir mudanças efetivas nas empresas e na sociedade.”

Madalena Cunha, diretora da revista releva a associação deste número temático às comemorações dos 40 anos do Politécnico de Viseu, com a publicação de 40 artigos, com artigos da comunidade da instituição, mas também nacionais e estrangeiros, destacando ainda os seus editoriais e o teor dos seus artigos.

Millenium: um percurso de 24 anos

Millenium tem contribuído, ao longo dos seus vinte e quatro anos – o Politécnico de Viseu lançou o seu primeiro número em fevereiro de 1996 – para a difusão do conhecimento produzido, de forma multidisciplinar, nas áreas das ciências da vida e da saúde, das ciências agrárias, alimentares e veterinárias, da educação e desenvolvimento social, e das engenharias, tecnologia, gestão, turismo e artes, particularmente estudadas e investigadas por professores/estudantes do PV.

Millenium – Journal of Education, Technologies and Health é uma revista científica com revisão por pares. Editada pelo Politécnico de Viseu e sediada no Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Unidade de I&D, tem publicação periódica quadrimestral (ocorrendo por vezes edições especiais suplementares) e é disponibilizada em formato eletrónico, acesso público e gratuito. Tem uma extensão internacional e é publicada em formato bilingue, sendo obrigatória a versão em inglês. A revista tem como missão promover a difusão dos diferentes produtos dos processos de investigação científica, pedagógica e técnica. Visa ainda proporcionar a partilha de informação, a discussão crítica e o debate de ideias, criando canais que aproximem a ciência do tecido empresarial/indústria e das comunidades. O objetivo principal da revista Millenium consiste em disseminar o conhecimento científico produzido no domínio das ciências da vida e da saúde, das ciências agrárias, alimentares e veterinárias, da educação e desenvolvimento social, e das engenharias, tecnologia, gestão e turismo. Por esta via, visa proporcionar oportunidades de desenvolvimento e atualização profissional permanente, constituindo-se como meio de comunicação entre académicos, especialistas, profissionais e cidadão / público em geral.

De vocação e âmbito multidisciplinar, publica artigos científicos artigos técnicos- científicos, estudos teóricos ou aplicados, resultantes de investigação original, em diferentes domínios e áreas científicas das ciências da vida e da saúde, das ciências agrárias, alimentares e veterinárias, da educação e desenvolvimento social, e das engenharias, tecnologia, gestão e turismo, nomeadamente aquelas que correspondem aos domínios do ensino e investigação desenvolvidos ao nível sistema politécnico em Portugal e no estrangeiro.

a